O SintestRN realizou na manhã dessa terça-feira (04), no Anfiteatro A do CCET, Assembleia Geral da categoria que teve como pauta a eleição de delegados à plenária da Fasubra, Debate sobre o Plano de Lutas da categoria, Implantação do GT Carreira local, entre outros encaminhamentos.

Compuseram a mesa os coordenadores gerais do sindicato, Aparecida Dantas e Edson Lima, além da coordenadora de políticas sociais, raças, diversidades e etnias, Claudiane Vasconcelos, a coordenadora de integração e política sindical, Mariza Pereira e o coordenador da Fasubra, Roberto Luiz.

Durante as intervenções na avaliação da conjuntura, colegas da base e da direção ressaltaram a importância de lutar contra o arcabouço fiscal, sendo ele o maior entrave para avançar nas pautas dos servidores públicos, como a reestruturação da carreira, bem como reajuste salarial.

Também falou-se da recém adesão da Fasubra, ainda que tardia, à campanha de votação na plataforma Brasil Participativo para a reestruturação da carreira e recomposição salarial que tem o objetivo de ficar entre as 5 propostas mais votadas, permitindo apresentar os anseios da categoria na busca por melhorias na carreira em um evento público, que ocorrerá em Agosto deste ano com o Presidente Lula e seus ministros. As propostas mais bem votadas servirão de base para criação e direcionamento do PPA – Plano Plurianual do Governo Federal – 2024 a 2027. A votação vai até dia 14 de Julho, portanto é de suma importância que todos os TAEs votem e incentivem seus familiares a fazerem o mesmo. Clique aqui para votar

Sobre a Campanha salarial 2024 proposta pelo Fonasefe, criticou-se a sugestão de parcelar os percentuais em três anos sob pena de amarrar a categoria ao atual governo refletindo na desmobilização e impedimento de lutas futuras e possíveis greves. A luta deve ser pela reposição inflacionária integral, visto que não haverá ganho salarial real.

A respeito do piso salarial da enfermagem, é preciso fortalecer a luta e cobrar a sua implantação urgente. Ainda falou-se de cobrar da Fasubra que a recém criada Coordenação de Saúde e Hospitais Universitários seja ocupada por trabalhadores dos hospitais como foi defendido pela categoria no XXIV Confasubra.

Por fim, 4 chapas se inscreveram para concorrer às vagas de delegados à Plenária da Fasubra. A chapa 1 obteve 30 votos e levará 2 delegados; a chapa 2 obteve 1 voto e não conseguiu eleger delegados; a chapa 3 teve 23 votos e levará 1 delegado e a chapa 4 que obteve 14 votos levará 1 delegado. Além dos 4 delegados eleitos, ainda irão 1 delegado representando a direção do Sintest e 1 delegado da Ufersa.

Outros encaminhamentos

A assembleia instalou o GT carreira local, já com alguns nomes para participar das discussões. Um grupo no whatsapp será criado para informes e convocação da primeira reunião. Quem tiver interesse em colaborar pode se inscrever enviando um e-mail para contato@sintestrn.org.br com nome completo, local de trabalho e número de whatsapp.

A assembleia aprovou que o Plano de Lutas da categoria seja debatido entre os delegados eleitos que irão à plenária da Fasubra.

O debate sobra a participação do Sintest na Marcha das margaridas 2023, nos dias 15 e 16 de Agosto em Brasília, ficou para a próxima assembleia em data a ser definida.

O evento é uma grande manifestação realizada desde 2000 que reúne mulheres trabalhadoras rurais de todo Brasil em busca de direitos trabalhistas e políticas públicas voltadas às mulheres do campo. A escolha do nome Marcha das Margaridas e da data é uma homenagem à Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região.

Fotos: