DSC_2985_resize

Nesta quarta-feira, 24 de junho, não houve expediente no Rosadão, prédio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Câmpus Mossoró, onde se concentra o maior número de servidores que não aderiram ao movimento grevista, iniciado no último dia 28 de maio. Funcionam no Rosadão três pró-reitorias: Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas.

A liberação dos servidores foi motivada pela decisão dos grevistas, aprovada em assembleia na semana passada, que nesta quarta-feira, 24, a assembleia iria acontecer no hall do primeiro andar do prédio. “A nossa intenção era levar até os servidores que continuam trabalhando a importância da paralisação das atividades na Universidade”, informou o dirigente regional do SINTEST-RN, Francimar Honorato, adiantando que uma nova assembleia será marcada para acontecer no Rosadão. “A nosso objetivo é parar, hoje conseguimos”, comemorou Francimar.

Com o prédio do Rosadão completamente vazio, a assembleia da categoria aconteceu na parte, externa embaixo das árvores, com a participação de mais de 130 servidores técnico-administrativos da Ufersa. Na ocasião, a categoria comemorou a não realização das matrículas presenciais para os estudantes aprovados na segunda chamada do SISU. “Uma façanha alcançada por seis universidades federais, entre elas, a Ufersa”, lembrou o sindicalista.

O professor Joaquim Pinheiro, presidente da Associação dos Docentes da Ufersa – Adufersa, afirmou que a greve que está prestes há completar um mês a cada dia ganha mais força. Essa semana, os professores da Ufersa se reuniram em assembleia e votaram por unanimidade pela continuidade do movimento. A assembleia dos professores contou com a participação de mais de 100 docentes.  “Nossa avaliação é de uma luta crescente”, avaliou, acrescentando “que até o presente momento nenhuma universidade retrocedeu, pelo contrário, o número de adesão ao movimento só aumenta”, frisou. Essa semana, a Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou a greve e estão em processo de mobilização a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas.

CONSUNI – Durante a assembleia, o sindicalista e conselheiro do CONSUNI, Giorgio Mendes, também alertou os técnico-administrativos para se fazerem presentes na assembleia geral marcada para essa quinta-feira, 25 de junho. É que o Conselho Superior Universitário irá apreciar proposta de minuta para horário especial do servidor estudante de graduação e pós-graduação. “Devemos ficar atentos para que depois não venhamos ser prejudicados”, alertou Giorgio.

Reforma Estatutária do SINTEST-RN pode beneficiar Delegacia de Mossoró com 100% da contribuição sindical

Ainda durante a assembleia, a diretoria regional do SINTEST-RN, secção Mossoró, convocou os servidores técnico-administrativos da Ufersa, para a Assembleia Geral, marcada para acontecer na próxima terça-feira, 30, no Auditório da Reitoria da UFRN, em Natal. A assembleia é para votar a Reforma Estatutária do Sindicato.

Um dos pontos desse documento prevê que toda a arrecadação das delegacias regionais fique nas suas respectivas sedes. Com relação à Ufersa, hoje, a Delegacia Sindical de Mossoró ficam com 50% e a outra parte vai para o SINTEST/RN que tem sede em Natal.

A Delegacia de Mossoró vai disponibilizar ônibus executivo, com saída às 5:30h da manhã, em frente a Ufersa. Também será disponibilizado lanche e almoço. O ônibus retornará a Mossoró no início da tarde. Os interessados devem procurar a secretaria do Sintest Mossoró, falar com Dilma ou Iranir, através dos telefones: 3312-0519/99615-7639.

AGENDA DA GREVE

25/06 – Quinta-feira – Reunião do CONSUNI, Sala dos Conselhos – Reitoria da Ufersa, 8 horas;

25/06 – Quinta-feira – Construção da Pauta Local, SINTEST/Mossoró – 14 horas;

30/06 – Terça-feira – Assembleia Geral do SINTEST/RN – Aprovação do Estatuto, Auditório da Reitoria UFRN, 10 horas;

02/07 – Quinta-feira – Ato Público “Ufersa em greve vai a praça” (Técnico-administrativos e docentes), Praça da Matriz de Santa Luzia, Mossoró, 16 horas.

Galeria de Fotos: