Na manhã desta quarta-feira, 06 de agosto, servidoras e servidores técnico-administrativos da UFRN participaram de mais uma Assembleia Geral convocada pelo SINTEST-RN, realizada no Centro de Convivência da universidade. A atividade foi marcada por uma série de debates sobre a conjuntura política nacional, defesa dos serviços públicos e dos direitos sociais, além da eleição de delegados para a Plenária da FASUBRA.
Informes: lutas locais e nacionais em pauta
A Assembleia teve início com informes sobre as recentes mobilizações em defesa dos serviços públicos, avaliadas como importantes, mas com baixa participação da categoria. Houve alertas sobre a atuação da extrema-direita no Congresso Nacional em pautar a anistia aos golpistas de 8 de janeiro, considerada um risco à democracia.
Também foi reforçado o convite à participação no Grupo de Trabalho (GT) de Aposentados, Aposentandos e Pensionistas da UFRN e UFERSA, reforçando a importância de manter esse segmento ativo nas lutas e debates da categoria.
Na sequência, falas destacaram a urgência do enfrentamento à violência contra as mulheres, com ênfase na necessidade de fortalecer políticas públicas, promover debates permanentes e desenvolver ações de formação que envolvam toda a comunidade acadêmica e a sociedade, especialmente diante da brutalidade de casos recentes que chocaram o país.
Avaliação de conjuntura: ataques à soberania e insatisfação com a atuação dos parlamentares
O momento foi marcado por críticas à extrema direita, à submissão do Congresso a interesses externos e às medidas do governo norte-americano, vistas como ataques à soberania brasileira. Também houve avaliações de que o atual governo ainda não atendeu plenamente às demandas da categoria. Por fim, lamentou-se a baixa adesão da categoria às mobilizações, com apelos por maior engajamento, especialmente frente à ameaça da Reforma Administrativa.
Representando a CSP-CONLUTAS, Dário Barbosa fez uma crítica contundente ao bolsonarismo e sua subserviência aos Estados Unidos. Para ele, a postura de Eduardo Bolsonaro ao apoiar Trump é vergonhosa.
Tiago Chacon, coordenador de Educação e Formação Sindical do SINTEST-RN, também reforçou a necessidade de defender a soberania nacional, as estatais e os serviços públicos, em especial a saúde e a educação.
Eleição de delegados à Plenária da FASUBRA
Durante a Assembleia, foi realizada a eleição de delegados para a Plenária Nacional da FASUBRA que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Brasília. Três chapas se inscreveram para concorrer e o resultado foi o seguinte:
- Chapa 1 (Travessia e TAEs na Luta): 39 votos. Elegeu dois delegados.
- Chapa 2 (ART): 16 votos. Elegeu um delegado.
- Chapa 3 (TLS): 20 votos. Elegeu um delegado.
- Abstenção: 1 voto
A Assembleia também referendou o nome de Tiago Chacon, indicado pela direção do SINTEST-RN, como delegado da entidade para a Plenária.
Encaminhamentos
Como encaminhamento, a Assembleia incentivou a participação na Conferência Livre Nacional da FASUBRA Sindical para a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada de forma virtual no dia 07 de agosto, às 14 horas. Diversas servidoras já se inscreveram para o evento, que tem como tema “Políticas e Avanços no combate as violências de gênero nas Instituições de Ensino” e será um espaço de construção de políticas e estratégias de enfrentamento às desigualdades e violências de gênero.
Fotos:



















































































































