Na tarde desta quinta-feira, 03/03, aconteceu mais uma assembleia virtual dos técnico-administrativos da UFRN. A reunião teve como pautas principais a discussão sobre a greve unificada dos servidores públicos federais e sobre a intenção da atual direção da Fasubra em adiar o Confasubra para 2023.

Informes

O coordenador geral do Sintest, Edson Lima, comunicou sobre a mudança na data prevista para a deflagração da greve unificada, pois o Fonasefe deliberou que a data seria 23 de março e não mais no dia 09. Edson apresentou o calendário de lutas do mês de março, sendo o dia 8 voltado às atividades das mulheres, o dia 9 a formação do Comando Nacional de Construção e Mobilização  da Greve, o dia 16 o Dia Nacional de Paralisação e Mobilização de Greve e o dia 23 a deflagração da Greve Nacional dos Servidores Públicos Federais, com a realização de uma LIVE.

Tházia Maia, coordenadora da pasta da mulher trabalhadora do Sintest, relatou sobre as atividades do próximo dia 8, com o V Seminário alusivo ao dia internacional da Mulher pela manhã no auditório do CTEC-UFRN e à tarde no ato de rua no bairro do Alecrim. Tházia enfatizou que as inscrições para o Seminário já estão abertas, no site da entidade.

Sônia Maria, representante do Conselhos Fiscal passado, informou que estão concluindo a análise das contas de 2020 e 2021, e solicitou conversar presencialmente com o contador que presta serviço ao Sintest para tirar algumas dúvidas. Prontamente a direção se manifestou no sentido de atender à solicitação.

Avaliação da Conjuntura

Neste ponto alguns colegas relataram sobre o conflito que está acontecendo no leste Europeu e sobre a necessidade das entidades sindicais e centrais se pronunciarem a respeito, inclusive na construção de uma campanha para pedir o fim da guerra na Ucrânia e extinção da OTAN. Também relataram sobre a importância de mobilizar a categoria de forma presencial para a construção da greve e de uma campanha salarial efetiva.

Nesse sentido, já como encaminhamento foi sugerido o retorno presencial das assembleias do Sintest e das Plenárias da Fasubra; a construção de uma nota do Sintest pelo fim da guerra na Ucrânia que será apresentada na Plenária da Fasubra dos dias 4 e 5 de março, e publicada nas mídias sociais do sindicato.

Greve e Confasubra

A assembleia ratificou o apoio à realização do Confasubra ainda em 2022, se posicionando contra a prorrogação do mandato da direção da Fasubra; e por fim, ficou aprovada a instalação de um Comando de Mobilização da Greve que vai se reunir para definir estratégias com o objetivo de mobilizar a categoria e construir a greve.

Imagens: