Na manhã desta quarta-feira, 06/04, o Sintest realizou mais uma assembleia da categoria para discutir sobre a campanha salarial 2022 dos servidores públicos federais que pleiteiam a recomposição das perdas dos últimos três anos no governo Bolsonaro, de 19,99%.

O percentual foi acordado em reunião do FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), composto pelas seguintes entidades: ANDES/SN – ANFFA/Sindical – ASFOC/SN – ASMETRO/SN – ASSIBGE/SN – CGTB – CNTSS – CONDSEF – CSPB – CSP/CONLUTAS – C.T.B – CUT – FASUBRA – FENAJUFE – FENAPRF – FENASPS – INTERSINDICAL – PROIFES – SINAIT – SINAL – SINASEFE – SINDCT – SINDIFISCO acional – SINDIRECEITA – SINTBACEN – UNACON/Sindical.

Durante a avaliação de conjuntura, vários colegas falaram da importância de unificar a luta com outros sindicatos e categorias que já deflagraram greve como o INSS (SindPrevs), IPERN e SindSaúde. Lutar pelo reajuste de 19,99%, não aceitar reajuste em benefícios como o auxílio alimentação já que este deixa de fora os aposentados e pensionistas.

A assembleia aprovou a participação no ato do próximo sábado, 09/04, que é um dia nacional de mobilizações contra o governo Bolsonaro. Em Natal a atividade será na praça Gentil Ferreira, no Alecrim, a partir das 9 horas.

Segundo a CSP-Conlutas, que compõe a organização deste ato, os trabalhadores devem ir às ruas para exigir Fora Bolsonaro e Mourão já, pois defende que não temos de esperar as eleições para acabar com este governo. O Ato também vai exigir medidas emergenciais e estruturais em defesa da classe trabalhadora diante da atual crise, como a redução e congelamento dos preços dos alimentos e combustíveis; a revogação das reformas Trabalhista e da Previdência; a redução da jornada para gerar empregos, entre outras, que constam do Programa da Classe Trabalhadora, elaborado pela Central.

A assembleia encaminhou que a próxima reunião do Comando de Mobilização será no dia 11/04, segunda-feira, em horário a ser definido e divulgado posteriormente. Também encaminhou levar à Fasubra a solicitação de que a próxima Plenária seja presencial nos dias 20 e 21/04.

Fotos: