Nesta quinta-feira (01/12) a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) publicou em seu perfil do instagram que “Em contato com a Subsecretaria de Planejamento Orçamentário do MEC (SPO), o presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca, foi informado sobre a devolução dos limites de empenho que haviam sido retirados na segunda-feira (28/11), até às 12h dessa quinta-feira (01/12)“.

No entanto, os recursos que tinham sido liberados ontem (01/12) por volta do meio-dia, foram novamente retirados pelo governo, conforme informação divulgada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O Conif divulgou documento assinado pelo setor financeiro do MEC, com horário de 19h37, que mostra que a gestão Bolsonaro “zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do Ministério da Educação – MEC previsto para o mês de dezembro”.

Comunicado do Setorial Financeiro do MEC sobre a retomada dos bloqueios que somam R$ 366 milhões. Imagem: Reprodução