A Assembleia Geral do dia 14/01/2026 reuniu servidores e servidoras na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No primeiro momento houve os Informes e a Análise de Conjuntura, momento em que os servidores presentes reagiram à intervenção dos Estados Unidos da América na Venezuela e na América Latina. Os técnicos da educação chamaram atenção para a importância de se manter a soberania do país, ainda que se faça críticas ao regime. Também chamaram atenção para a defesa da soberania brasileira.

O segundo momento consistiu nos demais pontos da convocação da assembleia: Retirada de Delegados para a Plenária da FASUBRA e Deflagração de Greve.

Foi aprovado pela maioria da categoria presente que o debate e a Deflagração de Greve deve acontecer na primeira quinzena de fevereiro.

Já para participar da plenária nacional da FASUBRA, em Brasília-DF, foram inscritas e homologadas 3 chapas, que concorreram para ocupar proporcionalmente as 4 vagas de Delegados do SINTEST/RN.

O processo eleitoral teve o total de 50 votos, sendo 21 para a Chapa 1 – Travessia/TAES na Luta, 10 para a chapa 2 – Nós da Oposição e 19 para a chapa 3 – Unidade pra Lutar, restando apenas 1 abstenção.

Também foi aprovado e marcado um ato para o dia 19 de janeiro pela defesa da categoria dos técnicos em educação superior e técnica, com a participação do SINTEST-RN em conjunto com o SINASEFE.

 

Coord. Geral Celita Pessoa