O SINTEST-RN realizou, na manhã desta quinta-feira (29), Assembleia Geral com participação híbrida da categoria para discutir informes, conjuntura política e os desdobramentos da reunião entre a direção da FASUBRA e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), ocorrida no dia 27/01.
Entre os principais debates, esteve como pauta central o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), com críticas à exclusão de aposentadas(os) e pensionistas na proposta apresentada pelo governo. As falas destacaram a necessidade de defesa de um RSC amplo, que contemple toda a categoria dos técnico-administrativos em educação, além da importância da mobilização diante do cenário político e legislativo.
A assembleia também avaliou os encaminhamentos da Plenária da FASUBRA e reafirmou a necessidade de unidade e organização para enfrentar os ataques aos direitos e fortalecer a luta por valorização salarial e melhores condições de trabalho.
Encaminhamentos aprovados:
✔ Participação do SINTEST-RN na Conferência Antifascista (26 a 29/03 em Porto Alegre/RS)
✔ Inclusão do reajuste salarial de 2027 na campanha de greve;
✔ Referendo ao indicativo de greve para 23/02 — aprovado por unanimidade.
A assembleia foi encerrada por volta do meio-dia, reforçando o compromisso da entidade com a mobilização, a democracia sindical e a defesa intransigente dos direitos da categoria. Também foi debatida pela base e pela direção a adoção de um formato híbrido que inclua votos online de forma segura e confiável.

