O Plebiscito Popular 2025, que ouviu a população sobre temas centrais para a classe trabalhadora — como o fim da escala 6×1 sem redução de salário, a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos — encerrou sua etapa nacional com 2.118.419 votos coletados em todo o Brasil, sendo 7.268 votos no Rio Grande do Norte, conforme divulgado pelo portal Saiba Mais.
A campanha, realizada entre 1º de julho e 12 de outubro, envolveu mais de 100 movimentos sociais, centrais sindicais, e as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, que coordenaram a mobilização em todo o país.
No RN, o SINTEST-RN teve participação direta e decisiva em todas as etapas do processo, disponibilizando urna física em sua sede, nas assembleias e atos, além da urna virtual, garantindo que mais servidores e servidoras técnico-administrativos da UFRN e UFERSA pudessem registrar seu voto.
A atuação do sindicato também foi marcante no Dia D de Lutas e Mobilização, realizado em 28 de agosto, quando o Comitê de Lutas no Rio Grande do Norte — composto pelo SINTEST-RN, pelo mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT-RN), pelos coletivos Democratiza UFRN, Juntos! Potiguar, Kizomba e POR, e pelo Cursinho Popular Emancipa — promoveu uma força tarefa em prol do Plebiscito com seis urnas de votação distribuídas pelo Campus Central da UFRN e uma no Hospital Universitário Onofre Lopes.
O resultado do Plebiscito se somou a conquistas concretas: poucos dias após o encerramento da votação, o Senado Federal aprovou por unanimidade o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil mensais, medida também aprovada anteriormente pela Câmara dos Deputados.
Para o SINTEST-RN, a participação nesse processo reafirma o compromisso histórico da categoria com a democracia participativa, a justiça social e a defesa dos direitos trabalhistas. A construção coletiva do Plebiscito Popular é mais um exemplo de que a mobilização social organizada continua sendo um instrumento fundamental para transformar a realidade política e econômica do país.