A coordenadora do Sintest/UFERSA, Kaliane Morais, participou do programa Cenário Político, do grupo TCM Telecom, para avaliar a gestão do sindicato no ano de 2023 e as perspectivas para o próximo ano. Na ocasião, temas como reajuste de salário, estado de greve e concurso público foram discutidos.
Durante uma das falas, Kaliane destacou a importância da Universidade realizar concurso público. “Há uma defasagem de códigos de vaga de técnicos administrativos, além disso, a gente tem que lutar contra o processo de terceirização, onde subcontratam profissionais para atuarem dentro das universidades e isso não atende a demanda da instituição. A UFERSA é uma das únicas universidades que tem mais professores que técnicos, isso acaba sobrecarregando a categoria”, ressaltou a coordenadora.
Kaliane também falou sobre os impactos da reforma administrativa no serviço público, “É retirar a estabilidade do servidor, hoje nós não temos FGTS em decorrência que foi em processo de negociação de lutas para se ter a estabilidade. Infelizmente são pautas que o centrão direita vai estimular para retirar o que puder de direitos para os servidores. Essa pauta vai impactar diretamente no fornecimento do serviço público de qualidade”.