A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realiza a 1ª Pesquisa de Clima Organizacional da UFRN, a partir desta quinta-feira, 1° de dezembro. O objetivo é propiciar um espaço de reflexão sobre o ambiente de trabalho, bem como obter importantes subsídios para construir ações direcionadas à melhoria das políticas internas da UFRN. O formulário de pesquisa pode ser respondido por todos os servidores docentes, técnico-administrativos e gestores ativos.
O clima organizacional é a representação do conjunto de percepções dos trabalhadores sobre os aspectos do ambiente organizacional. Nesse sentido, a Progesp instituiu um grupo de trabalho composto por psicólogos organizacionais e da saúde, assistentes sociais, pedagogo e engenheira de produção, responsável por construir, em alinhamento com a literatura científica da área de clima organizacional, um instrumento de pesquisa coerente com as especificidades do contexto organizacional da UFRN.
O diretor adjunto de Desenvolvimento de Pessoas e psicólogo organizacional, Weverton Silva, explicou que, após diversas etapas de construção, adaptação, testes-piloto e validação teórico-estatística por juízes especialistas externos, foi construído e validado o Formulário de Pesquisa de Clima da UFRN. “Esse formulário conta com 53 itens dedicados a compreender as percepções dos(as) servidores sobre dimensões como apoio da chefia e da instituição, conforto físico, coesão entre pares, e controle e pressão. A estimativa de tempo de resposta é entre sete e nove minutos. Os dados obtidos são tratados de maneira sigilosa, garantindo o anonimato das identidades dos(as) respondentes”, esclareceu.
Weverton Silva também aponta que, pela primeira vez, a UFRN conduzirá uma pesquisa de clima organizacional ampla com o objetivo de contemplar todas as unidades que compõem a instituição. “Essa pesquisa, diferentemente das pesquisas de subclimas organizacionais (direcionadas à unidades específicas da UFRN) já aplicadas na instituição, traz uma perspectiva global, permitindo a participação de todos(as) os(as) servidores(as) que vivenciam o trabalho na universidade”, destaca o psicólogo.
Além de subsidiar a construção de melhorias para toda a Instituição, a participação na pesquisa propiciará um espaço de escuta para as vivências e demandas dos servidores, que poderão oferecer feedbacks importantes para a Instituição, como a análise no ambiente de trabalho para identificar pontos fortes e de melhoria; informações acerca dos contextos de trabalho, a fim de melhorar as políticas internas da Instituição; possibilidade de comparar resultados periodicamente, para então viabilizar e atualizar ações e estratégias institucionais voltadas à gestão do clima organizacional; viabilizar um canal de reflexão para os servidores e ampliar os canais de escuta às demandas dos(as) servidores(as); e ampliar o conhecimento acerca do comportamento dos servidores no contexto de trabalho.
A participação é voluntária e as respostas podem ser enviadas de 1° de dezembro deste ano até 15 de janeiro de 2023, através de link a ser disponibilizado nos Sistemas Integrados da UFRN (SIGRH, SIPAC, SIGAA e SIGADMIN) e no Portal PROGESP (www.progesp.ufrn.br).
Fonte: Portal da UFRN