O SINTEST/RN vem expressar seu total apoio à greve dos servidores do INSS, deflagrada em 23 de março por tempo indeterminado.

O movimento continua crescendo em todo o país e segundo o último levantamento da FENASPS (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), 25 estados mais o Distrito Federal já aderiram à greve.

Na pauta de reivindicações estão a realização de Concurso Público para recomposição imediata da força de trabalho; Melhoria das condições de trabalho e definição de aporte financeiro para o trabalho remoto e teletrabalho; Revisão das metas de produtividade; Jornada de 30 horas semanais para todos; Devolução dos valores descontados referentes à Greve de 2009 e de dias de paralisações em 2016 e 2017, já que os servidores já fizeram a reposição do serviço; entre outras.

O SINTEST/RN manifesta, ainda, solidariedade aos servidores em greve que foram ameaçados pela Gestão do INSS de terem o corte no ponto devido aos dias parados. Reconhecemos a braveza dos colegas ao deflagrarem a greve sem o apoio de outros sindicatos, centrais e federações, à exemplo do FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) que decidiu não haver condições para movimento grevista nacional e unificado alegando falta de mobilização.

A direção do SINTEST/RN manifesta também sua insatisfação com a FASUBRA que marcou Plenária somente para junho, momento tardio que inviabiliza qualquer ganho para a categoria dos técnico-administrativos em educação em 2023.

Por fim, enfatizamos a legitimidade da pauta de reivindicações dos servidores públicos federais, que desde janeiro buscam a negociação com o governo pelo reajuste emergencial de 19,99% (perdas salariais dos últimos três anos) para o funcionalismo público, bem como o arquivamento da PEC 32 (reforma administrativa) e a revogação da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos).