Na manhã desta quarta-feira (16) o Sintest/RN realizou Assembleia Geral virtual para discutir e deliberar sobre 3 pontos: Exigência do passaporte vacinal para acessar as dependências do sindicato, Indicativo de greve unificada e Escolha de delegados à Plenária Virtual da Fasubra.

A coordenadora Geral do Sintest, Aparecida Dantas, iniciou a reunião pontualmente às 9h30, após a segunda chamada. Depois de apresentar os pontos de pauta, logo em seguida iniciou-se o momento dos informes, onde Aparecida enfatizou os seguintes pontos:

• II Consintest Extraordinário que acontecerá no dia 23/02 através do Google Meet e tem como única pauta a eleição do conselho fiscal do sindicato. Cida reforçou que para participar é necessário ser sindicalizado e fazer a inscrição até o dia 21/02 pelo formulário online (www.encurtador.com.br/klpLX);
  • Sintest participará do próximo Seminário de Integração de novos servidores, que será virtual;
  • No dia 08 de março o sindicato fará um Seminário pela manhã, na UFRN e à tarde participará do ato de rua das mulheres, no Alecrim. Mais informações serão divulgadas em breve em nossos canais;
  • Desde dezembro o sindicato está tentando marcar reunião com a Progesp, já cobrou uma data por várias vezes e continua aguardando um resposta de Mirian Dantas;

Após os informes, discutiu-se a implantação do passaporte vacinal para ter acesso às dependências do Sintest. De todos os participantes da assembleia que pediram uso da fala para opinar sobre o tema se mostraram a favor da exigência. Outros defenderam que: 1) seria mais eficiente solicitar o exame negativo para o Covid e 2) A sede do sindicato deveria estar fechada, realizando atendimento remoto, a exemplo de outras entidades como o SINTE, no intuito de preservar as vidas dos servidores, diretores e funcionários. Por fim, o passaporte vacinal foi aprovado e a direção vai estudar a melhor forma de implantação, sem causar constrangimentos ou transtornos para os sindicalizados.

A respeito da construção de uma greve unificada, foi unânime o posicionamento de que é preciso derrotar Bolsonaro e o Bolsonarismo; lutar pela reposição salarial, ainda que o percentual de 19,99% não seja o ideal, mas o valor de consenso entre várias categorias do funcionalismo público; unificar a luta com a iniciativa privada que sofre ainda mais com a inflação e aumento da cesta básica; mobilizar mais a categoria para participar ativamente das assembleias e atividades sindicais; e incluir os aposentados nas mobilizações. Em votação ficou aprovado o estado de greve e a realização de uma nova assembleia no dia 03 de março com o objetivo de rediscutir a construção da greve unificada.

Por último a assembleia votou nos representantes da UFRN para a Plenária Virtual da Fasubra que vai acontecer nos dias 4 e 5 de março:

Enoleide Farias – Representando a direção do sindicato; Edna Silva, Pedro Neto e Robertinho – representando a base. Já o representante da UFERSA será definido na assembleia de Mossoró.

Fotos: