Na manhã desta quarta-feira, 29/09, a direção do SINTEST/RN realizou mais uma assembleia geral da categoria, ainda nos moldes online devido à pandemia.

A mesa foi coordenada por Aparecida Dantas (Coord. Geral) e Pedro Neto (Coord. de Administração), iniciando os trabalhos por volta das 9h30 com os informes à categoria, passando pela avaliação da conjuntura e finalizando com os encaminhamentos.

Aparecida informou sobre o fim dos mandatos nos colegiados superiores e que no momento aguarda-se a publicação de edital para novas eleições. Disse ainda que o SINTEST luta para que os aposentados possam participar, o que atualmente é proibido. Sobre a votação da Reforma Administrativa (PEC 32), Cida fez um relato sobre as sessões de votação da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, onde na semana passada houve forte manifestação dos servidores públicos em Brasília, inclusive com a participação de quatro companheiros da base do SINTEST. Defendeu que as manifestações contra a PEC 32 precisam continuar e que o sindicato enviará quatro representantes à Brasília na próxima segunda-feira (04/10) para somarem-se nos atos contra esse projeto do governo genocida que é, na verdade, mais uma tentativa de desmonte dos serviços públicos.

Em seguida o companheiro Felipe Tavares, servidor do CCHLA, informou sobre a construção de uma carta contra o assédio sexual dentro da UFRN, na qual o SINTEST subscreve, que será entregue à administração da universidade, cobrando respostas e providência acerca do tema.

Na fala seguinte, Edson Lima, coordenador do SINTEST, abordou a necessidade de continuarmos pressionando para que a PEC 32 não seja aprovada e defendeu também que o sindicato envie uma delegação à Brasília para os atos da próxima semana.

Dando continuidade aos informes, Pedro Neto, coordenador de administração e patrimônio do SINTEST, falou sobre o Decreto 10.620 que trata da transferência da gestão das aposentadorias, pensões e benefícios de servidores da UFRN para o INSS, buscando respostas junto à universidade de como anda esse processo, frisando a posição do sindicato de ser contra tal medida. Com relação ao ato #ForaBolsonaro do dia 02/10, Pedro pediu a adesão dos colegas técnico-administrativos e que todos permanecessem juntos durante o ato, demonstrando, assim, a unidade dos servidores da educação pública federal.

Finalizando o momento de informes, o coordenador de educação e formação sindical, Viktor Gruska, mencionou que além da luta pela inclusão dos aposentados nos colegiados superiores, existe uma bandeira mais antiga e urgente que é a paridade na formação dos colegiados. Viktor fez ainda um convite aos colegas para participarem das reuniões da Frente Potiguar em Defesa do Serviço Público que ocorre todas as quartas-feiras, às 16h30, de forma online. Discorreu também sobre as ações que a Frente está tomando para a realização do ato do dia 02/10.

Aparecida Dantas iniciou o momento de avaliação da conjuntura enfatizando a luta contra a PEC32 e que o SINTEST irá sim enviar 4 representantes da sua base para os atos em Brasília da próxima semana, momento crucial para barrá-la já que a expectativa é de que o governo leve a matéria para ser votada no plenário da câmara.

Outros companheiros tiveram seus momentos de fala, todos sintonizados na luta contra a reforma administrativa e no ato do dia 02/10. A assembleia, que contou com a participação de aproximadamente 35 pessoas, foi chegando aos momentos finais com as seguintes deliberações:

• Participação no ato #ForaBolsonaro, Impeachment Já! do próximo sábado, dia 02/10, a partir das 15 horas em frente ao Midway;
  • Delegação de quatro representantes da base para os atos em Brasília contra a PEC 32, sendo duas mulheres e dois homens que ficarão na capital do país de 04 a 08 de outubro. Os nomes dos companheiros foram tirados na própria assembleia, entre os que estavam presentes. São eles: Carlos Firmino, Adilson Nunes, Zeza e a quarta vaga a definir entre Edna Maria e Luciana Lima.

Fotos: