Na última sexta-feira o Sintest/RN realizou em conjunto com a “Frente Potiguar em Defesa da Previdência”, o seminário “A Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados”. A atividade foi ministrada pelo servidor do INSS, Carlos Henrique da Silva e pelo Auditor Fiscal e especialista em Direito Previdenciário, Arnaldo Fiúza, e  visou apresentar e discutir as perdas e regras de transição para servidores públicos, caso a Reforma da Previdência seja aprovada.

O coordenador geral do Sintest/RN, Manoel Euflausino deu início a atividade, agradecendo a todos pela participação e dando informes sobres as atividades que iriam acontecer no dia de mobilizações contra a Reforma da Previdência. Na sequência, Euflausino passou a palavra a Carlos Henrique que fez um histórico das reformas já realizadas no sistema previdenciário e mostrou como esse modelo previdência proposto pelo atual governo, que se espelha no modelo do Chile pode ser desastroso se implantado no Brasil.

Dando sequência ao seminário Arnaldo Fiúza discutiu as regras de transição, fazendo uma contextualização histórica da previdência social, seu valor social e econômico. Segundo ele, a reforma tende a impactar negativamente na economia e na qualidade de vida da população, obrigada a trabalhar por mais tempo antes de ter o direito de aposentar-se.

O seminário foi encerrado com a abertura do espaço para questionamentos e informes.

Galeria:

Comente pelo Facebook