Todos os anos enfatizamos a importância de se entender o significado desta data, visto que ela não é apenas uma data comemorativa, mas um dia de reflexão sobre os avanços da participação da mulher na sociedade, bem como sobre as conquistas que ainda precisam ser concretizadas. Assim, o 8 de março tem o objetivo de chamar a atenção para o papel da mulher na sociedade, contestando e revendo preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
Não é possível desvincular as lutas e conquistas da mulher, já que a própria criação do Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de episódios trágicos, marcados e causados pela histórica repressão das mulheres. Sendo assim, a data é símbolo da participação ativa das mulheres na mudança de sua condição e da sociedade. Vários têm sido os esforços desenvolvidos para eliminar a discriminação entre mulheres e homens. E graças a isso a mulher já conseguiu galgar passos importantes para mudança desses quadros. Por isso tudo e pelo que ainda virá VIVA A MULHER!!!
Neste ano de 2022, o tema do Dia Internacional das Mulheres das Nações Unidas (IWD 2022) é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, reconhecendo a contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo, que estão liderando a tarefa de adaptação às mudanças climáticas, mitigação, e resposta, para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta.
O avanço da igualdade de gênero no contexto da crise climática e a redução do risco de desastres é um dos maiores desafios globais do século XXI. As mulheres estão entre os mais vulneráveis e marginalizados que sofrem os impactos mais profundos, e ao mesmo tempo, são elas que despontam como líderes e agentes de mudança para a adaptação e mitigação do clima, pois estão envolvidas em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo que resultam em ações climáticas mais eficazes.
Desta forma, é essencial para o desenvolvimento sustentável e maior igualdade de gênero que cada vez mais mulheres e meninas sejam capacitadas a terem voz e serem participantes iguais na tomada de decisões relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade. Sem igualdade de gênero hoje, um futuro sustentável e um futuro igualitário permanecem fora de nosso alcance.
Sintest participa de atividades do #8M
A direção do sindicato realiza hoje, a partir das 8 horas, no auditório do CTEC/UFRN o V Seminário alusivo ao 8M – Dia Internacional da Mulher. Durante à tarde, participará de atividade de rua em Natal, com concentração a partir das 14h30 na praça Gentil Ferreira, no Alecrim.
Confira a programação:
8h00 – Credenciamento
8h40 – Abertura
9h00 – Demonstração do autoexame da mama
9h30 – Palestra com Cláudia Gazola
10h30 – Perguntas e debate
12h00 – Almoço no Restaurante Sabor Nordestino
14h30 – Ato de rua. Concentração na Praça gentil Ferreira.