Ato cultural aconteceu na praça do pax
Para encerrar o dia internacional da mulher, a coordenação do Sintest/UFERSA participou de uma atividade em conjunto com outros sindicatos e movimentos feministas de Mossoró e Região, para encerrar o dia de lutas em defesa das mulheres. O ato aconteceu na Praça do Pax e contou com feira de artesanato e apresentações culturais.
“A nossa coordenação sempre esteve ligada aos movimentos sociais e, por isso, nós fazemos questão de estar nesses lugares. A data de ontem é extremamente especial para falar sobre as violências que as mulheres vivem diariamente e nós precisamos falar com a sociedade sobre isso”, destacou Kaliane Morais, coordenadora geral do Sintest/UFERSA.
Segundo dados da Justiça do Estado, a aplicação de medidas protetivas a mulheres vítimas de violência cresceu mais de 500% em uma década. O número passou de 932 no ano de 2013 para 5.798 em 2022. Ao todo, o estado teve mais de 28,5 mil medidas aplicadas no período.
O RN teve pelo menos quatro casos de feminicídio no primeiro bimestre deste ano. Diante desses números, é importante falar com a sociedade sobre violência.