No último dia 22, por ocasião do encontro ordinário do Consad, os conselheiros representantes dos técnicos questionaram a ausência das 30h na pauta da reunião. Foi informado que haviam pendências por parte das direções dos hospitais que ainda não haviam mandado as solicitações formais, exceto o HUOL, primeiro hospital a fazê-lo. Além disso, vale destacar que necessariamente esse ponto não precisará passar pelo Consad, podendo ser concluído a partir de uma portaria, como foi o caso da Biblioteca Central.

Atuação do SINTEST/RN

De lá para cá, a direção do SINTEST/RN, através de sua coordenadora geral, Vânia Machado manteve vários contatos com a Progesp/UFRN (pró-reitoria de gestão de pessoas) para saber sobre o andamento das pendências, bem como realizou reuniões com as direções dos hospitais para discutir algumas dessas pendências. Foi o caso do Hospital de Pediatria. Na última sexta-feira (30), os diretores Sandro Pimentel e Jane Suely participaram de reunião com a diretora daquele HU, Jozana do Rosário de Moura e representantes do setor de ambulatório para discutir o motivo desse setor ter sido colocado de fora do decreto.

Ambulatórios ainda em discussão

Oficialmente, apenas o ambulatório de oftalmologia do HUOL irá funcionar em horário ininterrupto, proporcionando portanto, as 30h aos lotados nesse setor. A MEJC (Maternidade Januário Cicco) já informou – não oficilamente, pois o documento ainda deve ser enviado – que todos seus ambulatórios têm condições de se inserir no decreto que regulamenta as 30h. Já o Hosped deve apresentar uma resposta sobre a questão ainda hoje (02), conforme o que ficou acordado na reunião de sexta-feira. O colegiado gestor está reunido desde às 8h discutindo exatamente a inserção do ambulatório. A diretora do Hosped informou não ter posição contrária ao pleito, no entanto solicitou o envio por parte da chefia do setor de documento justificando a necessidade do funcionamento ininterrupto.

Vale destacar que o Hosped foi o primeiro hospital a preparar documento com justificativas, ainda em setembro de 2011, no início das discussões sobre a implantação das 30h na saúde. O documento inclusive foi encaminhado para a direção do hospital. Mesmo assim, a direção fez questão de estudar esse documento, ponto a ponto, na reunião dessa manhã para em seguida, enviar a solicitação para Miriam Dantas, pró-reitora da Progesp.

Comente pelo Facebook