A história do Sintest-RN se confunde com a Luta pela redemocratização das universidades e de nosso país.

Oficialmente o SINTEST/RN foi fundado no dia 12 de abril de 1991, mas a sua origem se iniciou a partir do ano de 1979 quando um movimento entre trabalhadores, não mais que 20 pessoas, começou a se reunir para conversar assuntos ligados à universidade. Nascia ali um trabalho de conscientização política dos servidores da UFRN, entre técnicos e docentes.

O movimento foi crescendo e uma das primeiras greves se deu ainda na época da ditadura (1979-1983) gerando grande tensão e estimulando a formação de outro grupo (oposição cutista) com o objetivo de disputar o espaço do movimento sindical para garantir a luta dos trabalhadores.

Aquela época foi um período rico no surgimento de lideranças e militantes oriundos da luta estudantil e político-partidária. Foi aí que surgiram peças-chave no processo de construção do sindicato, que se deu através de uma estrutura já existente, dentro da AFURN – Associação dos Funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E assim, através da mobilização de diversos grupos políticos atuantes na UFRN e após a Constituição Federal de 88, na qual  garantiu o direito de greve e liberdade sindical, se iniciou o processo de construção do Sintest.

Com isso, em todo o país os trabalhadores puderam se articular para a criação de sindicatos no serviço público, que antes só existiam ‘informalmente’ dentro das associações de servidores. Na UFRN isso começou a tomar forma após uma resolução em um congresso da FASUBRA, em 1989, que orientou a criação de sindicatos em todo o Brasil.

Assim, no 1º Congresso Estadual do Trabalhadores em Educação do 3º Grau, no auditório da reitoria, nasceu o SINTEST/RN com a formação de uma direção provisória que atuou nos anos de 91 e 92.

Hoje, após 3 décadas de lutas e conquistas, o sindicato tem se mostrado essencial na busca por uma educação pública, gratuita e de qualidade, na manutenção de diretos e em defesa da democracia.