Na próxima quarta-feira (25), os servidores públicos federais (SPFs) do país vão parar de forma unificada para mostrar a insatisfação com o Governo Federal em relação à negociação da pauta geral do serviço público. O Dia Nacional de Luta do funcionalismo público foi proposto pelo Fórum Nacional de Entidades e têm adesão das mais diversas categorias de SPFs, do três poderes (legislativo, executivo e judiciário).

Há vários meses os servidores federais apresentaram ao Governo uma pauta unificada com eixos comuns a todo serviço público federal, porém sem obter qualquer avanço, somente negativas. Os principais pontos da pauta são os seguintes: reposição salarial de 22,08% (inflação de 2010 e 2011) mais a variação do Produto Interno Bruto neste período; data base em 1º de maio; regulamentação da Convenção 151 da OIT; e estabelecimento de uma política salarial.

Universidades Federais aprovam calendário de lutas no XXI Confasubra

Realizado entre os dias 10 e 15 de abril, o XXI Confasubra – instância máxima deliberativa dos servidores das universidades públicas – tomou importantes decisões. Na plenária final aprovou Estado de Greve e um calendário de lutas não somente com adesão ao movimento nacional dos SPFs, com também com datas específicas de mobilizações da categoria das IEs. O motivo principal das ações continua sendo o mesmo que, inclusive, gerou a greve do ano passado: falta de propostas concretas por parte do governo em relação às reivindicações da categoria.

O calendário de lutas ficou assim:

25 de abril – Participação no Dia Nacional de Lutas (com paralisação) dos SPFs;

Programação na UFRN

Assembleia/Ato com concentração às 8h no portão principal de entrada do Campus do bairro Mirassol

Programação na Ufersa
Assembleia/Ato às 9h no Centro de Convivência da Ufersa

09 e 10 de maio – Paralisação nacional das Universidades;

Eixos:

• Elevação do piso;
  • Aumento do auxílio-alimentação;
  • Racionalização;
  • Reposicionamento dos Aposentados;
  • Anexo IV.

17 de maio – Caravana à Brasília;
30 de maio – Fim do prazo de Negociação com o Governo.

Caso a data final de negociação estabelecida pelos técnicos chegue sem os resultados concretos esperados pela categoria, é bem provável a deflagração de uma nova greve em 2012.

Histórico de luta dos técnico-administrativos das universidades brasileiras

Há mais de um ano que a Fasubra – Federação que representa a categoria nacionalmente – protocolou junto ao atual Governo (Dilma) uma pauta específica com reivindicações da categoria, em sua maioria relacionadas ao aprimoramento da carreira. Desde então, inúmeras reuniões aconteceram, todas sem apontamentos concretos o que culminou com a deflagração de uma greve que durou 109 dias em 2011. Vale destacar que essa pauta existe há bem mais de um ano e já vinha sendo negociada com o Governo anterior (Lula), porém também sem sucesso.