DSC_0011

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (17) no Auditório Mariano Coelho, no HUOL, reuniu técnico-administrativos de diversos setores dos hospitais e contou com a presença dos dois coordenadores gerais, dos diretores da área da saúde e da assessoria jurídica da entidade.

Seminário Nacional dos HUs

No início deste mês, a Fasubra Sindical realizou Seminário Nacional dos Hospitais Universitários (HUs) com o objetivo de formular políticas para o enfrentamento dos impactos causados nas relações de trabalho e na rotina de assistência, ensino, pesquisa e extensão nos HUs com a mudança no modelo de gestão, em virtude da chegada da EBSERH.

O SINTEST/RN enviou representação para o encontro, composta pelos atuais diretores Alexandre Pedro e Marileide Batista (HUOL e MEJC), além de Marisa (HUAB), pela base. E esse evento foi que motivou a realização da reunião local no complexo de saúde da UFRN.  O objetivo: trazer para pauta as discussões feitas lá, nivelar informações e tirar as dúvidas em geral dos nossos servidores da saúde.

Cessão para EBSERH

Embora temas como insalubridade e aposentadoria especial tenham sido tratados, o ponto mais discutido foi o rumor de uma possível cessão dos técnico-administrativos da UFRN (regime RJU) para a EBSERH (regime CLT), em virtude de uma recomendação feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em seu relatório de auditoria. Além de estabelecer 90 dias para a empresa resolver o problema da terceirização, que vale ressaltar, continuou mesmo após sua chegada,  o relatório também trouxe como uma dificuldade o fato dos HUs da UFRN terem dois modelos de gestão de pessoas.

Como a UFRN foi uma das primeiras universidades a firmar contrato com a EBSERH, os termos utilizados neste documento não deixaram claro a relação da empresa com os funcionários do RJU. O mesmo não aconteceu em contratos de outras universidades que, orientadas pela Advocacia Geral da União (AGU), já usaram o termo “cedidos”,  oficializando a ação em prol da EBSERH. O fato é que os servidores ligados à UFRN, em massa, não querem ser cedidos para a referida empresa e querem manter suas conquistas em seu local de trabalho (como as 30h, por exemplo).

A primeira luta é política!

Após muitas intervenções, opiniões e orientações, os servidores presentes à reunião concordaram que a luta é política e conjunta. Por isso, como primeiro passo dessa luta, será marcada uma reunião com a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, ocasião em que o máximo de pessoas interessadas deverá se fazer presente. Neste dia (que ainda será divulgado), caso seja necessário, uma comissão de representantes será eleita para entrar com a diretoria do SINTEST/RN e participar da reunião. Conforme determinação dos próprios envolvidos, essa comissão deverá ter representantes por setor. Após a reunião será marcada uma assembleia específica onde serão dados novos encaminhamentos.

Outra deliberações:

•  GT – Saúde – transformar a Comissão da Saúde em grupo de trabalho (GT) e abrir oportunidade para que outros interessados se incorporem aos estudos;
  • Realização de Seminário Local dos HUs;
  • Solicitar a realização de Audiência Pública à reitora (para viabilizar a efetivação de deliberações por meio de documento oficial da UFRN);
  • Ampliar a discussão compartilhando com máximo de pessoas tudo que for tratado.