2

A exemplo de anos anteriores, o SINTEST/RN participou nesta quinta-feira (28) de uma discussão preliminar sobre o orçamento anual da UFRN. A reunião, que na verdade já é a segunda, foi um convite da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) que convocou também os representantes do Conselho de Administração (Consad) para a análise prévia da proposta de orçamento.

Discussão se deu por comparativos entre 2015 e 2016

A forma escolhida pela Proplan de apresentação do orçamento planejado para 2016 foi através de um comparativo com o do ano anterior (o programado, e não o executado). Em média, o aumento de recursos da matriz de um ano para o outro ficou na casa de um milhão de reais a mais para 2016. No ano passado o orçamento anual ficou em torno de 102 milhões e este ano passou para cerca de 103 milhões. Vale ressaltar que o orçamento da UFRN praticamente duplicou nos últimos 3 anos.

Segundo o pró-reitor João Emanuel Evangelista, em geral, as alterações existentes são de três ordens: orçamentos que foram insuficientes no ano passado que terão incrementos este ano; orçamentos não utilizados por completo que se manterão ou terão reduções proporcionais; e por último o surgimento de novos orçamentos pelo aparecimento de novos projetos.

Orçamento previsto diretamente aos servidores e questionamentos do SINTEST/RN

Durante a reunião, o SINTEST/RN levantou várias dúvidas, assim como sugeriu soluções para redução de gastos. Mas o principal questionamento foi a diminuição do valor voltado para o programa de saúde e segurança no trabalho, bem como a redução drástica nos valores destinados para capacitação e qualificação de servidores. No caso da capacitação, a UFRN quer diminuir o investimento que era de 912 mil reais para 600 mil reais, um corte de 300 mil reais. Já na qualificação, a UFRN quer passar dos atuais 585 mil para 450 mil, reduzindo em 130 mil o investimento nos servidores. Está marcada para a próxima segunda-feira (02), às 14h, uma nova reunião onde a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Miriam Dantas esclarecerá as dúvidas referentes aos investimentos previstos especificamente para os servidores.

É importante destacar que todos os números apresentados aqui são apenas previsões, sujeitos às discussões que ainda serão levados ao Conselho de Administração (Consad), a maior instância de deliberação a respeito do orçamento. Mas, corremos contra o relógio, uma vez que há a possibilidade de uma reunião extraordinária já no dia 05 de maio com o objetivo de aprovar este orçamento.

Galeria de Imagens