Faixas e cartazes são afixados pelo campus com alerta para decisão do CONSUNI sobre a paridade na indicação dos dirigentes da instituição

Encerrando a primeira fase da mobilização em defesa do voto paritário na consulta prévia para indicação dos gestores da instituição – reitor, vice-reitor e diretores de campi – representantes do  SINTEST-RN/UFERSA e o DCE estiveram nesta quinta-feira, 10, no Câmpus da Ufersa Pau dos Ferros, colando faixas e cartazes nas dependências da Universidade. A equipe de mobilização passou em todas as salas e corredores da UFERSA Pau dos Ferros conversando com alunos, servidores técnico-administrativos e professores sobre a importância de se manter a resolução do CONSUNI sobre a paridade, aprovada no mês de fevereiro deste ano.

“Ficamos muitos gratificados ao perceber que a comunidade acadêmica tem consciência da importância da resolução do CONSUNI é que a grande maioria é favorável a sua manutenção”, afirmou o Francimar Honorato, Coordenador Setorial Geral do SINTEST/RN/UFERSA. O sindicalista agradeceu o apoio do DCE que participou das visitas aos quatro campi da UFERSA. “Esse trabalho é para avisar que estamos alerta para que a resolução do CONSUNI seja cumprida”, ratificou o sindicalista adiantando que o SINTEST-RN/UFERSA e o DCE vão preparar um termo de compromisso em defesa da paridade para que os futuros candidatos a reitor, a vice-reitor e diretores de Campi assinem se comprometendo com a causa.

Em Pau dos Ferros não foi diferente dos demais campi da Ufersa onde a grande maioria dos estudantes se compromete em defender a paridade. “O professor não é sozinho, todos nós fazemos a Universidade. Acho que o voto deve ter peso igual”, opinou Mateus Fernandes, estudante de Ciência e Tecnologia. A mesma opinião foi compartilhada pelos colegas de turma Vitor Oliveira e Júnior Moreira. Já para Vívia de Araújo Candeia Dutra a questão é de democracia. “Vivemos numa democracia, portanto, os direitos devem ser iguais”, considerou. Luis Henrique Rebouças, de C&T, também de pronunciou favorável ao voto paritário. “Tem que ser igual. Acho que nós estudantes e os servidores devem ter o mesmo direito que os professores”, disse.

Os servidores técnico-administrativos da UFERSA Pau dos Ferros também se mostraram conscientes sobre a paridade. “Acho uma iniciativa muito válida, pois devemos fazer valer um direito já conquistado no âmbito do maior colegiado da universidade que é o CONSUNI”, afirmou o servidor Bruno Oliveira, acrescentando que o cumprimento da resolução é uma questão justa. “O voto paritário representa justiça com os três segmentos que compõem a academia, principalmente, com relação aos alunos que são a razão maior da existência de toda estrutura da universidade”, opinou. A técnica de segurança do trabalho, Priscila Simeia, defende que a resolução do CONSUNI deve ser respeitada. “Se tem um órgão superior que já liberou a forma de consulta acho que deve ser obedecida essa decisão, o que fortalece não apenas a autonomia da universidade, como também toda a comunidade acadêmica”, informou.

O SINTEST-RN/UFERSA e o DCE/UFERSA elaboraram um infográfico explicativo sobre o voto paritário. Confiram:​

infográfico_paridade