Solidariedade a Juary Chagas, demitido pela Caixa Econômica
O Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (SINTEST/RN) vem a público declarar o seu apoio e solidariedade ao companheiro de lutas Juary Chagas, que teve o seu pedido de demissão solicitado na Justiça pela Caixa Econômica e que se encontra com o salário suspenso. Juary Chagas é servidor do banco citado, faz parte da Executiva da CSP-Conlutas do Rio Grande do Norte, foi diretor do Sindicato dos Bancários do estado e é militante do Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS).As razões de sua demissão não estão claras e se inserem em um contexto de perseguições aos militantes políticos que envolve prisões arbitrárias, demissões e a aprovação de leis que limitam a livre manifestação. Esses processos vêm acontecendo nos últimos anos e tem sido uma arma dos governos para tentar intimidar a luta das trabalhadoras e trabalhadores. Além disso, o governo Temer prossegue com o ajuste fiscal que se avizinha ao fechamento de diversas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, o que abrirá uma nova etapa de lutas. O próprio estado do Rio Grande do Norte, por exemplo, contará com 8 agências do Banco do Brasil desativadas.
Os ataques que estão sendo desferidos na classe trabalhadora e na juventude visam preservar os altos lucros dos capitalistas nacionais e internacionais, que não estão sendo convocados a pagar pela crise que causaram. É nesse sentido que estão as reformas das leis trabalhistas e da previdência, combinadas com o PL 257/2016 e a PEC 55/2016, que servem para acabar com os direitos dos trabalhadores e com os serviços públicos oferecidos à população, abrindo espaço para a iniciativa privada e para o aumento da exploração.
Diante do exposto, o Sintest/RN, que se caracteriza pela luta em favor dos explorados pelo sistema capitalista, solidariza-se com o companheiro Juary Chagas. Afirma-se ainda que esse sindicato se coloca firme na luta contra o ajuste fiscal e garante que permanecerá nas ruas para defender os interesses dos trabalhadores.
Pela reintegração imediata ao trabalho do colega Juary Chagas!
Abaixo a lei antiterror!
Não à criminalização dos movimentos sociais e seus ativistas!
Greve Geral já!
Fora Temer e os corruptos do Congresso!
Eleições Gerais sob novas regras!
Assembleia Geral de Greve do SINTEST/RN