As entidades que compõem as representações de classe da UFERSA, SINTEST e DCE, vem por meio da presente nota manifestar apoio irrestrito ao Magnífico Reitor Prof. Dr. JOSÉ DE ARIMATEA DE MATOS.

Após convocação da Assembleia Universitária na qual foi apresentada a real situação orçamentária da Universidade, comprovando a insuficiência de recurso para dar continuidade ao ano acadêmico da IES, o professor tem sofrido duras críticas de grupos partidários Pró-Governo. Em alguns casos, o uso de informações falsas, inverídicas e de forma maldosa e caluniosa, publicadas nas redes sociais, insinuam práticas que ferem a honra do reitor.

Entendemos que os referidos ataques fazem parte de um projeto político que quer, a todo custo, desmontar as universidades públicas e perseguir aqueles que resistem a esse desmonte. É inadmissível que, ao mostrar com transparência os cortes orçamentários promovidos pelo governo na instituição, a gestão universitária seja perseguida pelos aliados do governo que utilizam-se de um discurso que criminaliza a universidade, os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos dentro dela, bem como a atuação dos sujeitos e entidades que estão inseridas na comunidade acadêmica. Não podemos admitir a venda de ideia que a Universidade Pública “forma drogado” como colocado por presidente de partido, que brutalmente vem atacando a Universidade com o intuito de desmoralizar o Ensino Superior.

O Portal da transparência, a página da Universidade, contém dados que demonstram como o recurso da UFERSA está sendo gerido. Todo investimento feito na nossa universidade, é refletido em projetos de pesquisa e extensão que tem papel fundamental para crescimento e desenvolvimento da nossa sociedade. Devemos também destacar que o orçamento destinado à Instituição do Ensino Superior passa pelos Conselhos Superiores e por órgãos de controles. O orçamento somente é liberado para o ano subsequente, quando se realiza prestação de contas por meio de Relatório de Gestão.

A conduta do nobre Reitor deve ser respeitada, pois agiu com responsabilidade e transparência. A gestão da Universidade é feita de Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos que trabalham incansavelmente para prestar seu serviço com responsabilidade.

Conhecemos e acompanhamos a administração do referido Reitor, ocupamos os Conselhos deliberativos da Instituição. Não há nada que desabone a conduta moral e ética do Professor JOSÉ ARIMATEA DE MATOS. Solicitamos respeito pela nossa Instituição, pelo nosso Gestor, somos parte da Universidade, somos família UFERSA.

Coordenação Geral – SINTEST/UFERSA
DCE Romana Barros – Ufersa