As Centrais sindicais definiram dia 22/03 como Dia Nacional de Luta Contra a PEC 6/2019 que rebaixa direitos previdenciários brasileiros. A data conta com protestos em todo o país

Reunidos em assembleia na última quarta-feira (20), os servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) aprovaram a proposta de paralisar suas atividades para participar do Dia Nacional de Luta Contra a PEC 6/2019. Em Mossoró, os protestos estão marcados para começar às 06h. A data, promovida pelas centrais, movimentos sociais e entidades sindicais, tem como objetivo iniciar o enfrentamento contra a reforma, o fim das aposentadorias e aumentar a mobilização sobre o tema.

A Coordenadora Geral do SINTEST/UFERSA ressaltou a importância de fortalecer a categoria através do sindicato e que nesta atual conjuntura, os servidores devem se unir para enfrentar qualquer medida do governo que venha atacar os direitos dos servidores. Alguns presentes ressaltaram a importância de aderir à paralisação e participar dos atos.

“Todo mundo deve estar atento às informações. Grande parcela da população será bastante prejudicada, todos os dias temos uma novidade e nunca é boa. As palestras sobre a reforma da previdência foram interessantíssimas, pois trouxeram mais informações sobre o caso”, destacou Vanessa Christiane.

O servidor Francimar Honorato propôs que os servidores devem “se questionar sobre o posicionamento político na unidade. Nós já tivemos grandes lutas com professores e alunos, hoje essas categorias estão paradas. Precisamos lutar pela universidade”.

Entre os principais ataques do projeto estão a obrigatoriedade da idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres, além do aumento do tempo de contribuição de 15 para 20 anos e o fim das condições especiais para trabalhadores rurais e professores. A reforma também cria um regime de capitalização. Na prática, o trabalhador faz uma espécie de poupança privada. O Chile já experimentou a medida e o que se constatou é que muitos idosos foram levados à miséria.

Hoje pela manhã um grupo de servidores panfletaram pela universidade convocando a categoria para participarem das atividades do Dia Nacional de Luta. Também no dia que antecede os protestos, o Sindprevs Núcleo Mossoró promove a palestra Os Efeitos da Reforma da Previdência para o Povo Brasileiro”, a partir das 18h.

Duas atividades irão compor o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência em Mossoró. A partir das 6h, na base 34 da Petrobrás, será realizado um ato contra a reforma da previdência. Após o ato, os manifestantes seguirão para a agência do INSS do bairro Aeroporto (Rua Aldemir Fernandes, 101), onde às 8h sairão em marcha até a Praça do PAX no centro da cidade para realizar o ato unificado.

Juntos somos mais fortes