Na reunião que ocorreu hoje (03) com a direção do Sintest/RN, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, falou que esteve em audiência com o ministro relator que avaliou as questões que envolviam a cessão. Foi verificado com a auditoria que os problemas gerados com a função da cessão seriam resolvidos se mantido o exercício no hospital sem a proposta da cessão.

Ficou acordado na audiência que cada reitor deveria ressaltar numa portaria que apenas os servidores daquele hospital continuam em exercício naquele determinado hospital só que pela gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Dessa forma, os servidores permanecem nas mesmas funções, no mesmo local e com seus mesmos direitos garantidos pelo Regime Jurídico Único.

Esse resultado está sendo comunicado a Andifes e foi enfatizado pela reitora como uma conquista da gestão. “Tudo que a UFRN pôde fazer pelos direitos dos servidores foi feito; e graças a um trabalho forte e a compreensão de todos os envolvidos que conseguimos esse desfecho”, completa.

O coordenador geral do sindicato, Manoel Euflausino, reforçou a importância da Paralisação Nacional do dia 24 de fevereiro e o envolvimento dos servidores com a questão. Foi pedido para a reitora comparecer ao ato que está agendado para amanhã na reitoria da UFRN a fim de prestar esclarecimentos aos técnico-administrativos e comunicar a boa notícia.

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Miriam Dantas, abordou os projetos que a UFRN têm para desenvolver em cima desse resultado como trabalhar a unidade hospitalar com cursos de capacitação, palestras e ações num modo geral.

HUs no combate ao Aedes aegypti

No momento final, foi posta a necessidade de manter o padrão dos hospitais universitários (HUs) e a referência que eles representam para a sociedade. “Nosso hospital vai continuar sendo o mesmo, com os servidores da Ebserh e os da UFRN fazendo seus papéis, principalmente na temática do Aedes aegypti”, reforçou. A Ebserh central em conjunto com a Secretaria Municipal e a Estadual de Saúde estão reunidos hoje em prol da criação de um plano em comum para que cada HU possa ter a solução para combater o mosquito.

Participaram da reunião os coordenadores Manoel Euflausino, Jane Suely, Pedro Neto, Vilma Torres e Severina Souza.