Os impactos das reformas do Governo Bolsonaro foi um dos temas discutidos
A audiência pública teve como finalidade debater e denunciar os cortes orçamentários efetuados nas Instituições Federais de Ensino Superior e suas consequências para o funcionamento das mesmas, bem como, os impactos na qualidade do ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa foi do deputado Francisco do PT/RN, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades e Institutos Federais.

Na ocasião, as entidades representativas de classes discutiram sobre o impacto dos cortes orçamentários e o desmonte do serviço público com as propostas de reforma do Governo Bolsonaro. Ainda durante a audiência, foi ressaltado o momento crítico em que vivem as universidades federais, muitas delas tendo que requerer a emendas parlamentares para continuarem desempenhando suas atividades.

A coordenadora do Sintest/UFERSA, Kaliane Morais, destacou os prejuízos que a reforma administrativa trará para a população bem como para o servidor e o serviço público, uma vez que aprovada a reforça, será o fim da atividade e seu compromisso com a população “solicitei também o atendimento à Lei Complementar 3.935 que trata sobre inserção de psicólogos e assistentes sociais na educação básica”.

O evento aconteceu na última quinta-feira (27) por meio da plataforma zoom e contou com a participação de reitores/as, estudantes e entidades representativas de docentes e funcionários/as da educação, com transmissão pela Assembleia Legislativa do RN.