A categoria se reuniu para tratar da PEC emergencial do governo que visa a redução de salários em 25%

O sindicato e os técnicos-administrativos da UFERSA estão preocupados com a Proposta de Emenda Constitucional 186/19, apelidada de “PEC Emergencial”, do governo Bolsonaro que trata da suspensão do aumento de gasto, autorizando, inclusive, a redução de salário da categoria, diminuindo assim os direitos dos servidores públicos.

Com isso, a categoria se reuniu em assembleia na manhã desta sexta-feira (20) para discutir o texto da PEC junto com o assessor jurídico do sindicato, Humberto Fernandes. De acordo com Humberto, a “PEC vem para acabar a estabilidade dos servidores públicos”, o projeto fala que “após detectado desajuste fiscal, o governo pode solicitar que haja redução da carga horária dos servidores e consequentemente dos salários”. Humberto informou que o projeto está parado na comissão de constituição e justiça e conta com uma consulta pública no site do Senado Federal.

Para Kaliane Morais, coordenadora do SINTEST/UFERSA, a categoria tem que se unir para enfrentar mais um ataque do governo.

“Este ano a gente enfrentou muitas retiradas de direitos. Com as mobilizações conseguimos modificar tanto a reforma trabalhista, como a reforma da previdência. A nossa batalha agora no próximo ano é enfrentar o governo e dizer que não aceitamos essa proposta de Emenda Constitucional”

Acesse o site do Senado Federal e participe da consulta, clique aqui