A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) convocou, nesta sexta-feira (02 de agosto), uma Sessão Ordinária para discutir o projeto Future-se, iniciativa apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) aos reitores das Universidades e Institutos Federais no dia 17 de julho.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, conduziu a discussão com a garantia de que “todo e qualquer encaminhamento ou decisão que a Universidade tomar, será precedido de um amplo processo de discussão com todos os segmentos da comunidade universitária”, sempre mantendo o compromisso com uma educação pública, de qualidade e em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do país.

Na oportunidade, o pró-reitor de planejamento, Josué Vitor de Medeiros Júnior, analisou a apresentação do anteprojeto, mostrando as diversas lacunas do programa, além da inviabilidade dele por diversas questões educacionais e sociais.

Nosso discurso por Maria Aparecida Dantas (Coordenação da Mulher Trabalhadora), dirigente do SINTEST/RN e também conselheira do Consuni, reiterou a importância da manutenção da autonomia universitária e que, por isso, “as Organizações Sociais não nos servem”. Aparecida também frisou a necessidade da UFRN convocar uma Assembleia Universitária para estender o debate sobre o Future-se com a participação de toda a comunidade acadêmica.

Nilton Leite, servidor técnico-administrativo, propôs um Calendário de Lutas, onde cada setor se organizaria com prazos e apresentariam suas propostas nas assembleias gerais, levando suas contribuições aos seguintes atos que teremos para barrar tal anteprojeto.

A Sessão seguiu com falas dos diversos setores acadêmicos e também de alunos, levantando novos ideais e sempre reiterando a importância da presença de todos no Ato em Defesa da Educação agendado para o dia 13 de agosto.