Só na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) foram 4. Todos são ligados ao Prof. Rodrigo Codes, candidato que ficou em primeiro lugar na eleição para reitoria

Servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) buscaram a coordenação do SINTES/UFERSA para informar que receberam da nova gestão da Universidade, ordem de serviço informando a mudança do local de trabalho para outros setores sem aviso prévio. Um fator chamou a atenção do sindicato. Os servidores que foram trocados têm proximidade com o Prof. Rodrigo Codes, candidato escolhido pela comunidade, com 37,55% dos votos para ocupar o cargo de reitor, uma vez que estavam lotados na PROGRAD, setor que o professor era chefe. Ludimilla Oliveira, reitora então nomeada, foi a terceira colocada na consulta feita à comunidade, em junho. Ela teve 18,33% dos votos.

Dentre a lista de servidores, a coordenadora do SINTEST/UFERSA, Kaliane Morais, também recebeu uma ordem de serviço com vigência até janeiro de 2021 para ocupar uma nova função no setor do Centro de Engenharias. A servidora e líder sindical, fazia parte da equipe da Pró-reitoria de Graduação como secretária executiva há 6 anos.

“Foi com surpresa que recebi por e-mail a informação de que eu seria trocada de setor. Só na PROGRAD foram 4 servidores. Um que está afastado para doutorado, duas secretárias executivas e uma servidora do setor pedagógico. É de uma estranheza a PROGRAD dispensar duas secretárias executivas e solicitar outra a PROGEPE. Nós permaneceremos atentos e na luta pela democracia na universidade e contra qualquer tipo de ação direta que seja imposta por essa nova gestão. Continuaremos cobrando pela “Gestão Democrática” que vem sendo divulgado nas redes sociais da Gestora. Ao meu ver, quando não se abre diálogo com o servidor previamente das decisões, é um ato autoritário”, destacou Kaliane Morais.

A coordenação reforça que, caso algum servidor receba alguma ordem de serviço, que o mesmo informe de imediato a secretaria do sindicato, para que possamos ter conhecimento das ações.