A direção do SINTEST/RN torna pública a sua solidariedade aos companheiros da atual gestão do SindtestPR que enfrentam um duro golpe pela tomada do poder, por parte da oposição, desrespeitando o resultado das últimas eleições, realizada em outubro de 2018.

O SINTEST/RN repudia toda e qualquer manobra antidemocrática que passe por cima da decisão soberana da categoria.

Não ao golpe nas eleições do SindtestPR!

Solidariedade aos companheiros do Sonhar Lutar do Paraná.

Entenda o caso

Após o resultado do pleito, a Chapa 3 (ligada à DS/PT/Ressignificar, UNIR e PCdoB/CTB) que ficou em terceiro lugar, entrou na justiça para questionar a validade dos votos de trabalhadores da Funpar (terceirizados). Na decisão, o juiz anulou as urnas que continham os votos dos terceirizados, o que significa que a chapa 3 deverá assumir o sindicato.

A atual gestão enfatiza que a eleição foi democrática e transcorreu na mais absoluta normalidade. Que em nenhum momento (antes, durante e depois do pleito) houve questionamento sobre a sua lisura e a sua legitimidade, pelo contrário, na hora de pedir votos e compor as chapas, esses trabalhadores serviam. No entanto, a consequência mais grave é que os trabalhadores da Funpar/HC correm o risco de não ter um sindicato de luta para defender seus direitos.

Para a atual direção, o golpe é justamente em relação a participação dos terceirizados, que sempre foram da base do sindicato, tendo este assinado seus últimos acordos coletivos. Além disso, os votos desses trabalhadores elegeram delegados para plenárias e congressos da Fasubra e inclusive, as chapas tinham trabalhadores da Funpar na sua composição.

A direção sindical não aceitou acordo e entrará com todos os recursos cabíveis, mas até o resultado final, a Chapa 3 estará à frente do SindtestPR.