No dia 07 de janeiro, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) se reuniu e  aprovou um calendário de lutas para este ano de 2020. A FASUBRA, que compõe o fórum, e mais dez entidades estiveram presentes na reunião.

Na pauta estavam a Campanha Salarial de 2020, estratégias de enfrentamento para o primeiro trimestre, frente aos ataques do governo aos servidores e aos serviços públicos, além de outros assuntos.

Os eixos da Campanha Salarial 2020 serão:

1. Defesa do serviço público.
  2. Defesa das carreiras e dos direitos do funcionalismo público.
  3. Não à diminuição da jornada de trabalho com redução salarial.
  4. Denúncia dos impactos das Reformas Previdenciária e Administrativa nas carreiras e nos salários do funcionalismo público.

Outro encaminhamento aprovados:

1. A defesa e  convocação de uma Greve Geral em Defesa dos Direitos e dos Serviços Públicos para o dia 18 de março.
  2. realização de uma Campanha em Defesa das Organizações Sindicais tendo em vista os ataques do governo aos sindicatos e ao direito de organização da classe trabalhadora.

Confira abaixo outras datas do calendário de mobilização que foi aprovado:

• 06 a 31.01: Assembleias e atividades na base preparando a Campanha Salarial, rearticulação dos Fóruns estaduais e pressão sobre os parlamentares em suas bases eleitorais.
  • 15/01: Reunião do Fonasefe, em Brasília-DF, às 14 horas.
  • 21/01: Reunião das Assessorias Jurídicas do Fonasefe, em Brasília-DF.
  • 10/02: Reunião Ampliada do Fonasefe, em Brasília-DF.
  • 12/02: Ato na Câmara dos Deputados, às 10h, em Brasília-DF / 14h, lançamento da Campanha Salarial 2020 do Fonasefe.
  • 08/03: Mobilização do Dia Internacional de Luta das Mulheres, em todo o Brasil.
  • 18/03: Greve Geral em Defesa dos Direitos e dos Serviços Públicos, em todo o Brasil.

Confira aqui o relatório completo da Reunião do Fonasefe de 7 de janeiro.