Reportagem publicada por Rede Brasil Atual no dia 04/06/2019, traz um alerta de Eduardo Moreira, ex-sócio do Pactual, sobre a ‘reforma’ da Previdência de Bolsonaro. “Não vai ser boa para nenhum brasileiro”.

A campanha Que ‘reforma’ da Previdência é essa? foi lançada ontem e mostra os direitos retirados pela PEC da Previdência. A pergunta ganhou a internet e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, nesta terça-feira (4).

A campanha conta com um site e um vídeo, amplamente compartilhado, onde Eduardo Moreira, ex-banqueiro e conhecedor dos bastidores do mercado financeiro, faz considerações sobre a proposta bolsonarista, encabeçada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. “A reforma da Previdência, como está sendo proposta, não vai ser boa para nenhum brasileiro. Nenhum!”, afirma Moreira.

Assista ao vídeo:

A proposta da reforma tramita, neste momento, em Comissão Especial da Câmara dos Deputados. No mês passado Eduardo Moreira participou de uma Audiência Pública na Comissão Especial, ao lado do economista da Unicamp Eduardo Fagnani. “Estudei dívida interna por 20 anos da minha vida e me tornei sócio de dois bancos. Sócio de um, maior banco do país, e fundador de outro”.

Sobre o conteúdo da reforma, Moreira foi direto: “Existe a constatação de que existem privilegiados com super aposentadorias e isso é sustentado pelos mais pobres. Então é simples, por que vamos mexer com a aposentadoria dos pobres? Não tem o menor sentido isso. Você não reduz desigualdade tirando do que tem mais e do que tem menos. Tira só do que tem mais. Ou você vai jogar a criança fora junto com a água do banho?”

Sobre as ameaças da equipe econômica de que, se não aprovada a reforma, faltarão verbas para áreas como Saúde e Educação, Moreira ressaltou que “são verbas constitucionais. Só gastamos o piso. Então, não existe risco se for cumprida a Constituição”.

Com informações da Rede Brasil Atual.

Como a reforma atinge servidores públicos?

  • Só poderão receber a aposentadoria integral se trabalharem e contribuírem por 40 anos.
  • Não será possível a aposentadoria por tempo de contribuição. Os servidores que quiserem receber a aposentadoria integral, precisam contribuir por 40 anos. Se o servidor optar por contribuir por 25 anos, receberá apenas 70% do benefício.
  • As servidoras também sofrem ainda mais. A idade mínima para aposentadoria passará para os 62, desconsiderando a desigualdade e a dupla jornada de trabalho a qual elas estão submetidas.
  • Já as professoras da Rede Pública terão que trabalhar 10 anos a mais para receber a aposentadoria integral.

Participe da campanha ‘Que reforma é essa Bolsonaro?’. Acesse o site, compartilhe os conteúdos no WhatsApp e nas redes sociais e converse com amigos e familiares.

Comente pelo Facebook