No dia 20 de fevereiro, trabalhadores e trabalhadoras realizam um dia de mobilização contra a proposta de reforma da Previdência. O Sintest/RN participa da programação que acontece a partir das 9h.

As ações têm início, no período da manhã, com um seminário abordando “Como a reforma atinge os Trabalhadores”, na sede do Sinpol, à tarde os trabalhadores e suas representações sindicais realizam um ato, às 14h na sede da Fetarn, de onde saem em caminhada.

A Proposta de Emenda Constitucional, PEC da reforma da Previdência, vazada pela imprensa, que deve ser encaminhada ao Congresso Nacional prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, um gatilho para reduzir as aposentadorias das mulheres e até redução de 40% no valor das pensões pagas a viúvos e órfãos – se essa proposta for aprovada, o valor dos benefícios pode ser de menos de um salário mínimo.

Segundo o coordenador do Sintest/RN Robertinho, os trabalhadores estão se organizando para a luta, “Os sindicatos estão realizando eventos e assembleias e construindo a organização da luta, temos que estar preparados já que o atual governo tem se apresentado contrário aos interesses dos trabalhadores”.

Para o Sintest/RN as propostas impedem que milhões de brasileiros e brasileiras, a grande massa trabalhadora, tenham acesso à aposentadoria, um direito constitucional.