A atividade vai discutir as mudanças no ensino superior e mulher na política.

Na próxima terça-feira (19) a coordenação do SINTEST/UFERSA promove um dia de debate sobre as reformas que vem acontecendo no Brasil. A atividade conta com Mariana Lopes, Coordenadora da pasta da Mulher Trabalhadora da Direção Nacional da Fasubra Sindical, como palestrante. As palestras irão discutir a educação no ensino superior e a mulher na política em tempos de reforma.

Mariana Lopes é Coordenadora da pasta da Mulher Trabalhadora da Direção Nacional da Fasubra Sindical

Num primeiro momento, Mariana Lopes dará início a palestra “A educação no ensino superior em tempos de reforma”. O objetivo é falar sobre as mudanças e os ataques do governo contra a educação pública. A palestrante também abordará o “Future-se”, programa anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) e que prevê mudanças na estrutura administrativa, no financiamento e na gestão orçamentária das instituições federais de ensino superior.

Também haverá espaço para discutir a vida das mulheres na atual conjuntura. A tarde será voltada somente para tratar dessas questões, “A mulher na política em tempos de reforma” abordará os impactos da reforma trabalhista e da previdência, bem como o papel da mulher e sua importância no contexto político.

Para Francimar Honorato, Coordenador de Comunicação do SINTEST/UFERSA,

“esses temas precisam ser discutidos urgentemente. A educação pública já foi muito prejudicada com os cortes do governo. Sabemos o quanto as bolsas são importantes para os alunos de outras cidades se manterem na instituição. Além disso, temos um projeto que visa acabar com a autonomia universitária.

Já Kaliane Morais, destaca a importância de discutir política voltada para as mulheres

“nós mulheres precisamos estar inseridas na política, o intuito dessa palestra é falar sobre questões que foram pouco debatidas na sociedade. Sabemos muitas de nós temos mais um de uma jornada de trabalho e isso influencia diretamente no nosso desempenho, não só como mãe, esposa, mas principalmente como profissionais que somos”. Kaliane Morais é Coordenadora Geral do SINTEST/UFERSA.

A primeira palestra, “A educação no ensino superior em tempos de reforma” começa às 08h e será no Auditório Amâncio Ramalho. A segunda palestra, “A mulher na política em tempos de reforma”, acontece à tarde, a partir das 14h, no Auditório da Biblioteca Orlando Teixeira.

Faça sua inscrição online, clique aqui