atoponto_1402 (7)

Na tarde desta terça-feira, 14, o SINTEST/RN realizou um ato público no pátio da reitoria para discutir com a categoria sobre o ponto eletrônico e o acordo de greve que versa sobre a reposição dos dias parados. O objetivo foi ouvir os técnico-administrativos e definir a postura que será adotada perante a administração central.

Após o ato público haveria uma reunião com a reitora Ângela Paiva e a direção do SINTEST, marcada às 17h pela secretária da reitoria. No entanto, na manhã desta terça a direção foi pega de surpresa quando a reitora antecipou a reunião para 11h. A direção do sindicato compareceu à reunião apenas para ouvir o que a reitora tinha a dizer, não se obrigando a dar qualquer resposta sem antes consultar a categoria.

A reitoria informou que não vai abrir mão do ponto eletrônico, mas irá realizar a audiência pública deliberada pela categoria na assembleia de 31/01. A audiência deverá acontecer na próxima semana, no dia 22 ou 23, a depender da agenda da reitora Ângela. Por isso, assim que tivermos a confirmação da data, iremos divulgar em nossos canais de comunicação (site, facebook, twitter, cartazes e e-mails).

Com relação ao acordo de greve, a professora Ângela se mostrou um pouco maleável, dizendo que vai criar um grupo de trabalho para discutir o assunto e chegar a um novo acordo.

O ato público, portanto, teve início com os informes sobre a reunião com a reitoria e logo após isso, abriu espaço para que os servidores presentes pudessem avaliar a situação e apresentar propostas de encaminhamento.

Nos discursos ficou claro que os servidores estão descontentes com a nova forma de registro de frequência e que o sistema é passível de falhas e injustiças. Fato este que contraria a informação da administração central de que 70% dos servidores estão gostando do novo sistema. Afinal, o fato de 70% dos servidores já estarem registrando sua frequência pelo SIGRH não significa que eles aprovam o sistema, mas que o fazem por temer prejuízos futuros.

A direção do sindicato deixou clara a sua posição contrária à implantação do ponto eletrônico, mas que irá acatar aquilo que a base deliberar. Para isso, a direção irá visitar os setores de trabalho para ouvi-los. Ficou claro também que se a reitoria insiste em manter o ponto eletrônico, a categoria exige os turnos contínuos e este será o tom na audiência pública da próxima semana. Portanto, para que a categoria seja ouvida pela administração da UFRN, é determinante a participação massiva de todos, lotando o local da referida audiência.

Por fim, como encaminhamentos ficou definido que a direção irá disponibilizar em breve um calendário das visitas setoriais nos seus meios de comunicação e ficou marcada ainda uma Assembleia Geral para o dia 07/03, a definir local.

Assista ao vídeo com um resumo do que foi o ato público:

Galeria de Imagens: