IMG_2274

SINTEST-RN, ADUFERSA e o DCE proporcionaram a comunidade acadêmica da UFERSA ouvir e discutir as propostas dos postulantes a reitor/a da Universidade

Por Passos Júnior

O campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi palco para o último debate com os candidatos e a candidata a reitoria da Universidade. Num auditório lotado, os postulantes a comandar à UFERSA nos próximos quatro anos apresentaram propostas e responderam perguntas da plateia, das entidades representativas dos professores, dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes e, também fizeram perguntas entre si. A iniciativa do ciclo de debates que aconteceu em Mossoró, Pau dos Ferros, Caraúbas e Angicos foi da delegacia sindical do SINTEST-RN em Mossoró, ADUFERSA e o DCE. Os debates aconteceram obedecendo rigorosamente a critérios previamente estabelecidos  e em comum acordo com os representantes das entidades e das candidaturas.

“Quero aqui agradecer a presença dos candidatos e da candidata, bem como aos seus respectivos vices, aos mediadores e toda a comunidade acadêmica que participou dessa atividade democrática no âmbito da nossa Universidade”, afirmou o coordenador setorial da delegacia sindical de Mossoró, Allyson Bezerra, alertando para a importância da consulta prévia para indicação do nome do próximo reitor/a da Ufersa, no próximo dia 13 de abril, que acontecer com o voto paritário numa conquista, obtida com a luta da comunidade acadêmica.

DEBATE – Com a mediação do estudante de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Leandro da Silva Barbosa, durante as quase três horas, os reitoráveis Francisco Odolberto, José de Arimatea e Ludimilla Oliveira, defenderam as suas propostas na tentativa de conquistar o voto da comunidade acadêmica e responderam a muitos questionamentos.

No bloco destinado a perguntas entre si, a candidata Ludimilla quis saber do candidato Odolberto as propostas dele sobre o tema extensão universitária. Já o candidato Odolberto indagou o candidato Arimatea sobre o tema assistência estudantil e, o candidato Arimatea perguntou a candidata Ludimilla sobre infraestrutura. No bloco destinado a pergunta das entidades o DCE quis saber sobre a conclusão das obras paralisadas; o SINTEST-RN sobre o déficit de pessoal na instituição e, a ADUFERSA questionou o futuro gestor/a sobre a realidade das universidades diante da crise política e econômica que atravessa o país.

No bloco destinado as três perguntas da plateia a primeira sorteada abordou o tema consolidação dos cursos de graduação nos campi; a segunda, ações de apoio à diversidade e, a terceira pergunta, sobre a autonomia do vice-reitor/a. O debate ocorreu em clima de paz, sem exageros e sem a necessidade de nenhuma intervenção por parte do mediador ou da comissão avaliadora. “Ficamos feliz por que a democracia venceu, as pessoas e os candidatos respeitaram as regras e o espaço, saindo daqui todos vitoriosos”, considerou o mediador Leandro Barbosa.

Para o coordenador da delegacia sindical do SINTEST-RN a sensação no final do ciclo de debates é de dever cumprido. “Missão cumprida, fruto de muito esforço nosso e dos colegas da ADUFERSA e DCE para fazer esse momento acontecer. O nosso sentimento é de dever cumprido por ter levado para a comunidade acadêmica da UFERSA a oportunidade de escutar os três candidatos, em pé de igualdade, em todos os campi. Agora, esperamos  que a comunidade escolha a melhor opção para à Universidade e que essa eleição traga um resultado positivo para a nossa classe”, avaliou Allyson Bezerra.

Ao concluir a participação no debate de Angicos, os candidatos elogiaram a iniciativa do SINTEST-RN, ADUFERSA e DCE. “De fundamental importância os sindicatos e representantes dos nossos discentes nesse processo de democratização. Essa é a missão das nossas universidades e esse é o que a reitoria precisa fazer”, considerou o candidato Odolberto. “Uma iniciativa de excelência se não fosse esse espaço das três categorias não teríamos dito essa oportunidade para expor os contraditórios das propostas, das discussões. Foi muito positiva a iniciativa”, declarou a candidata Ludimilla. “Uma iniciativa brilhante. São nesses momentos, às vezes calorosos, que expomos as nossas ideias, dialogamos e cada um vai analisar o que as chapas têm a oferecer. Quero parabenizar os três seguimentos pela iniciativa”, avaliou o candidato Arimatea.

Os candidatos e a candidata também de mostraram confiantes para com a vitória no dia 13 de abril. Confira, na integra, a mensagem final dos professores Francisco Odolberto, José de Arimatea e Ludimilla Oliveira:

 

“A nossa mensagem é de otimismo. As dificuldades das universidades são grandes, mas temos uma comunidade acadêmica excepcional, participativa, como vimos hoje aqui. Estamos confiantes que essa integração de formação de uma nova cultura de participação e transparência vai mudar os rumos da universidade, plantando uma semente agora para que o futuro da UFERSA seja aquilo que merece ser. Hoje, Angicos, como os demais campi, deu exemplo e mostrou como de forma integrada, forte, será uma grande universidade do semiárido brasileiro”.

Francisco Odolberto – Candidato a Reitor

 

“Em primeiro lugar uma mensagem de paz para a universidade que é também a nossa casa. Aqui vivemos a maior parte de nossas vidas, que a universidade cresça independente de quem seja o próximo gestor, claro que esperamos que sejamos nós, mas esse processo é importante para continuarmos avançando. Temos a plena convicção de que quem ganhar, com a escolha da comunidade acadêmica, vai ter a capacidade, cada um com uma visão própria, para gerir com competência a Universidade”.

José de Arimatea – Candidato a Reitor

 

“Uma mensagem de paz, de respeito e de integração. Respeitamos as propostas e entendemos que o processo passa pelo que queremos para os próximos quatro anos. Entendemos que a proposta vencedora novos tempos, novas ideias dá condições de integrar e incluir todas as pessoas. Foi um debate bonito onde colocamos que a nossa proposta é de crescimento, proposições capaz de consolidar e fazer crescer a nossa UFERSA”.

Ludimilla Oliveira – Candidata a Reitora

Galeria de Imagens

Comente pelo Facebook