Em greve há 45 dias, os técnico-administrativos da UFRN aproveitaram a presença dos ministros do esporte, Aldo Rebelo, e da previdência, Garibaldi Alves, para protestar contra o descaso do governo federal em relação à greve da Fasubra. Os ministros de Estado vieram ao Rio Grande do Norte para a inauguração do Parque Poliesportivo da UFRN que servirá, durante a copa, de centro de treinamento para as seleções.

A decisão do protesto foi tomada durante assembleia realizada na mesma manhã no auditório da reitoria que, excepcionalmente, teve como pauta apenas informes e encaminhamentos, deixando a avaliação para a próxima assembleia da greve.

Em caminhada pelo campus, os técnicos em greve saíram da reitoria em direção ao Departamento de Física onde com palavras de ordem e acompanhados pela Banda Greve expressaram a razão do protesto.  Minutos após a chegada dos grevistas, o ministro chegou com sua comitiva ao lado da Governadora do estado, Rosalba Ciarlini, ocasião em que foram fortemente vaiados pelos manifestantes.

O evento foi inviabilizado até que o SINTEST/RN conquistou espaço para, no cerimonial da inauguração, reivindicar abertura de negociação entre o CNG/FASUBRA e o governo, aos Ministros Aldo Rebelo (esportes) e Garibaldi Alves (previdência).  O coordenador geral da entidade, José Rebouças da Costa, foi o porta-voz do Comando Local de Greve que, além da questão específica da greve, trouxe à tona também a temática sobre a copa.  O SINTEST/RN faz parte do movimento nacional “Na Copa vai ter luta”. Não à toa, que nesta quinta-feira (01/05), no dia do trabalhador será realizado um ato público, às 9h, nas imediações do estádio Arenas das Dunas, onde ocorrerão os jogos da Copa em Natal.

Galeria de Imagens

{AG}Protesto-contra-Ministros{/AG}