Durante Assembleia Extraordinária realizada na manhã dessa segunda-feira, 18, os técnico-administrativos da Ufersa discutiram e sugeriram algumas alterações ao estatuto da Universidade. O encontro tinha como objetivo propor mudanças no novo estatuto que beneficiem e deem mais visibilidade participativa à categoria.

Principais pontos sugeridos:

 1) O novo estatuto propõe retirar o registro de que a Ufersa adveio por transformação da ESAM, e assim apagar a memória da ESAM no Estatuto. A assembleia decidiu por manter a redação do Estatuto atual;

 2) Incluir a isonomia nos princípios institucionais da Ufersa, previstos no Art. 3;

 3) Criação do Conselho de Administração (Conad) entre os órgãos que compõem a Administração Superior da Ufersa, além de permitirem a participação do público nas sessões de todos os Conselhos;

 4) Retirar o vice-reitor e diretores de Centro Acadêmico entre os membros do Consuni para dar mais oportunidade de participação aos técnico-administrativos;

 5) Substituir o termo “Conselho Universitário” no Art. 13 Inciso XX, §1º por “Órgãos representativos dos docentes, técnico-administrativos e docentes” com o intuito de permitir que os órgãos representativos promovam a consulta de forma paritária, ou seja, cada categoria terá 1/3 dos votos válidos, sem levantar questionamentos jurídicos quanto a sua legalidade;

 6) No art. 26, §1º, a Assembleia decidiu que em caso de ausência do reitor e do Vice-reitor, assumirá o professor mais antigo da instituição e não o Diretor de Centro mais antigo do quadro efetivo da Instituição, como está previsto no novo estatuto;

 7) Incluir no Art. 75, o §1º: Aos Técnico-Administrativos que possuem a titulação exigida nos Editais, é permitido proporem e coordenarem projetos de pesquisa e extensão na Universidade.

 

 

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