DSC_0303

Atendendo reivindicação dos servidores da saúde, a direção do SINTEST/RN se reuniu com a gestão do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para questionar o modo como tem sido conduzida as escalas nos setores.

Isso porque há discrepância de tratamento entre setores do hospital, ou seja, para uns está sendo exigido o “retorno” dos feriados, já para outros não. Para quem não sabe, “pagar retorno” quer dizer que, se houver um feriado em uma semana, na semana seguinte o servidor terá de trabalhar a mais que sua carga horária normal para compensar o feriado.

Vale ressaltar que esse procedimento não está de acordo com a orientação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, segundo Memorando Circular nº009/2015, reiterado no  ofício nº001/2016  encaminhado a todos os  superintendentes dos Hospitais Universitários da UFRN (HUOL, MEJC e HUAB). No ofício a pró-reitora de pessoas da UFRN reforça que:

“…mesmo quando não se tratar de serviço público considerado essencial, não é cabível a compensação de horas não trabalhadas em decorrência de feriados, uma vez que esses dias já são contabilizados na carga horária mensal do servidor, conforme portaria do MPOG nº630, de 31 de dezembro de 2015.”

O superintendente Stenio Gomes da Silveira, juntamente com os gestores João Alves, Francisca Zilmar e Neuma Oliveira se comprometeram em reunir as chefias responsáveis pelas escalas, com objetivo de uniformizar os procedimentos.  Vamos nos debruçar sobre isso para ver qual o impacto nos setores a partir dessa mudança, disse o superintendente. Neuma Oliveira esclareceu que essas divergências ocorrem “não por má fé das chefias, mas por questões de entendimento e interpretações diferentes”. Francisca Zilmar completou dizendo que, inclusive pretendem “publicar todas as escalas no site do hospital que, além de uniformizar, deixará claro e transparente, facilitando o trabalho todos saberem”.

Participaram da reunião os coordenadores, Manoel Euflausino, Aparecida Dantas, Pedro Neto, Marcos de Elita, Emanuel Jônatas, Felipe Tavares, Meneleu Bezerra, Alexandre Pedro, Marileide Batista e Jane Suely, sendo estes três últimos diretores lotados na área da saúde. Inclusive, Alexandre Pedro e Jane Suely fizeram intervenções sobre a pauta levada à gestão, explicando o questionamento do sindicato, por conhecerem de perto a realidade das escalas nos hospitais. Além dos diretores do SINTEST/RN, a reunião contou também com a importante presença de duas representantes do GT-Saúde do HUOL, espaço reivindicado pelo SINTEST/RN. Do lado de fora, vários outros servidores interessados aguardavam o resultado da reunião.

Resultado: a gestão do HUOL colocou como prazo a quinta-feira após o carnaval para retornar com as medidas relacionadas ao assunto.

Galeria de Imagens

 

Comente pelo Facebook