Foto:Coren-RN

Na tarde da última segunda-feira (27), aconteceu o lançamento da pesquisa “O perfil da enfermagem no Brasil” no estado do Rio Grande do Norte. O evento teve o apoio do Conselho Regional de Enfermagem – COREN/RN e contou com a participação de enfermeiros e estudantes de enfermagem, além de representantes de outras entidades.

Vânia Machado, diretora de comunicação do Sintest/RN, esteve representando o sindicato no evento. De acordo com ela, foi solicitado que as entidades contribuam na conscientização dos profissionais que foram sorteados para participar da pesquisa preenchendo o questionário e DEVOLVENDO os dados. Vânia enfatizou que essa pesquisa precisa revelar “a atual realidade vivenciada pelos auxiliares, técnicos e enfermeiros que trabalham, por exemplo, com radiação ionizante”. Para ela, “esses profissionais ficam expostos diretamente aos raios e não há lei que os ampare. Se os dados forem apenas para perfis de sexualidade e níveis de escolaridades, não interessa à categoria, pois precisamos de dados que possibilitem a realidade vivenciada pelos profissionais de modo que sejam feitas Leis para dar resposta às ansiedades da categoria em todos os seguimentos”. Por fim, Vânia registrou a ausência dos auxiliares e técnicos de enfermagem no seminário, frizando que há uma falha na divulgação desses eventos para esses profissionais.

A PESQUISA

De acordo com informações do site do Conselho Regional de Enfermagem, a pesquisa acontecerá em todos os estados brasileiros (capital e interior), mas com uma amostra de profissionais de enfermagem que receberá o questionário em casa para responder. Caso aceitem colaborar, basta que preencham e coloquem no envelope-resposta, entregando em qualquer agência dos Correios. No entanto, quem não receber o questionário, poderá acessar a internet pelo endereço http://www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem, responder às questões e retorná-las à coordenação geral via on-line.