Na manhã da sexta-feira (30), o SINTEST/RN participou do Dia Nacional de Paralisação dos Trabalhadores convocado por várias Centrais Sindicais do Brasil.O manifestação faz parte do calendário de lutas que visa impedir mais ataques dos governos aos trabalhadores.

Em Natal, a concentração aconteceu na Praça Gentil Ferreira, próximo ao relógio, no bairro do Alecrim e reuniu diversas entidades sindicais, centrais sindicais, Movimento dos Sem Terra (MST), além dos movimentos Passe Livre e Revolta do Busão.

Os manifestantes saíram em caminhada, passando pelas avenidas Coronel Estevam e Rio Branco, seguindo até a Assembleia Legislativa. Nem mesmo a chuva forte impediu que os trabalhadores protestassem e mostrassem à sociedade a crise existente em todos os setores do Rio Grande do Norte.

Em Mossoró, o ato nacional de mobilização e paralisação aconteceu em frente à UPA do Belo Horizonte. Em caminhada, os manifestantes seguiram com destino ao Teatro Municipal Dix Huit Rosado , onde se encontravam em um evento a prefeita da cidade, Cláudia Regina e a governadora do eatado, Rosalba Ciarlini.

O local de concentração escolhido tem a ver com uma pauta local da cidade. A UPA foi inaugurada há vários meses, mas ainda ainda não abriu as portas para a população. Entre a pauta geral, Mossoró destacou a regulamentação da terceirização, com o combate ao Projeto de Lei 4330, além do fim do fator previdenciário, redução da jornada de 40 horas sem redução de salários e a reforma agrária.

PAUTA UNIFICADA DAS CENTRAIS SINDICAIS:

1) Redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salários: aprovação do projeto que está na Câmara;
2) Pelo fim do fator previdenciário, que afeta a classe trabalhadora ao se aposentar.
3) Educação: pelos 10% do PIB
4) Saúde: 10% do orçamento da união para a saúde pública.
5) Transporte público de qualidade
6) Valorização das aposentadorias
7) Pela Reforma Agrária
8) Suspensão dos leilões do petróleo;
9) Contra a PEC 4330: projeto do governo que institucionaliza o trabalho terceirizado sem nenhum direito, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e férias;

Galeria de Imagem

{AG}Paralisacao-Nacional-30-Agosto-2013{/AG}