O momento será marcado pela luta contra a reforma da previdência

Por unanimidade, a categoria dos técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, aprovaram uma paralisação para o próximo dia 15.

Além disso, foram discutidos os turnos contínuos, a deliberação do representante para a Plenária Nacional que irá a Brasília, a representação dos técnicos de nível “E” e uma pauta específica de Caraúbas também foi atendida. A assembleia também contou com a presença de Manoel Euflausino, coordenador geral do SINTEST-RN, Márcio Freitas representando o SINDPREVS e o assessor jurídico da Delegacia, Humberto Fernandes.

A coordenação da Delegacia Sindical realizou uma assembleia bastante significativa na manhã desta quinta-feira (09) no auditório da PROPPG, onde os servidores puderam discutir sobre as várias consequências que a reforma da previdência, caso seja aprovada, trará para a sociedade como um todo. De acordo com o Euflausino, coordenador geral do SINTEST-RN, “o caminho é fazer pressão nos parlamentares para que eles votem contra essa reforma”.

Francimar Honorato destaca que os servidores mais jovens devem se juntar a causa. “Esse pessoal jovem têm que estar preocupado porque eles serão os mais afetados”. Francimar ainda reitera a importância da paralisação “temos que parar nesse dia 15, os deputados precisam sentir a força da população”.

Na parte da assessoria jurídica, o advogado da Delegacia Sindical do SINTEST em Mossoró, Humberto Fernandes, informou como anda os processos que foram abertos pelos servidores e como se dá os trâmites de uma ação. No que se diz respeito às ações envolvendo os planos de saúde – UNIMED e GEAP -, ações se encontram sob análise judicial.

Sobre os turnos contínuos, João Abner, que faz parte da nova comissão da CPFJ, mostrou a insatisfação pelo fato do sindicato já ter enviado os nomes a mais de um mês e até agora a reitoria não publicou a portaria.  A coordenação do sindicato mostrou que tem cobrado da reitoria a publicação da portaria que defere a nova gestão de forma incisiva no último mês. A reitoria alegava a não publicação devido à ADUFERSA ainda não ter escolhido seu representante, fato que só foi solucionado graças a articulação com a coordenação dos docentes para viabilizar a pauta dos técnicos. A portaria deve sair até o final da semana.

No que se diz respeito a representantes, servidores também aprovaram os nomes de Allyson Leandro Bezerra Silva para representar a categoria em Brasília e João Abner como suplente. O coordenador participará da primeira Plenária Nacional do ano entre os dias 16 e 19 de março.

Além da ampla discussão que houve sobre a reforma da previdência, a questão da representação de nível “E” também foi bastante pontuada. O coordenador da Seção Sindical do SINTEST em Mossoró, Allyson Bezerra, destacou que deve haver um “debate aberto entre os servidores” tendo em vista que “a divisão da categoria não traz benefício nenhum, visto que temos uma reforma da previdência para enfrentar”.

Para isso, foi deliberado que será feito uma assembleia para discutir sobre a representação da ATENS e a coordenação tentará trazer um representante da FASUBRA para dialogar com os servidores.

Para representar os técnicos de Caraúbas, a servidora Savana Dayann Paulino Tomaz informou que os servidores têm enfrentado problemas com o diretor do campus, no que se diz respeito ao período de férias. A coordenação ficou de realizar uma assembleia no campus para discutir com os servidores, “precisamos antes nos reunir com os servidores para depois fazer pressão no diretor“, destaca Fellipe Rodrigues, coordenador financeiro da Seção Sindical do SINTEST/RN em Mossoró.