IMG_0059

A ideia é intensificar as atividades com uma vasta programação, inclusive, com um ato público para marcar a passagem dos 10 anos da transformação da ESAM em UFERSA.

Por Passos Júnior

Com uma vasta programação, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que estão em greve desde o dia 28 de maio, aprovaram em assembleia geral na manhã dessa quarta-feira, 15, participação nos eventos da Agenda da Greve. Na ocasião, os coordenadores do SINTEST/RN, Regional Mossoró, apresentaram aos 107 participantes da assembleia, o andamento das negociações entre o comando nacional e o governo. “As expectativas se voltam agora para a próxima rodada de negociações marcada para o próximo dia 21, terça-feira”, afirmou o coordenador do SINTEST/RN, Francimar Honorato. Na reunião, que irá acontecer em Brasília, os representantes da FASUBRA e da ANDES se sentam com os representantes do governo.

A assembleia também serviu para os caravaneiros da UFERSA relatarem a experiência da manifestação realizada na semana passada em Brasília. A caravana do Rio Grande do Norte, formada por servidores da UERSA e da UFRN, foi uma das mais representativas na capital federal. “É muito importante às mobilizações locais, pois refletem em Brasília”, disse um dos participantes. Os caravaneiros elogiaram a estrutura oferecia como alojamento, transporte e alimentação. Na ocasião, o membro do comando de greve, Allyson Bezerra, apresentou os resultados da reunião com o Ministério da Educação.

A nível local, o coordenador do SINTEST/RN Giorgio Mendes, apresentou os prejuízos da pós-graduação da UFERSA com os cortes orçamentários feitos pelo governo. “Tivemos um corte de 75% acarretando muitos prejuízos”, disse Giorgio, exemplificando: “a pós em Fitotecnia, por exemplo, o orçamento anual caiu de R$ 168 mil para R$ 41 mil”, revelou.

AGENDA – A ideia é intensificar as mobilizações somando forças com as demais categorias em greve nas três esferas de governo. Nessa quinta-feira, 16, um grupo de servidores da UFERSA vão se unir ao grupo da UFRN de Natal, Caicó e Currais Novos, numa grande mobilização em Santa Cruz. Um micro ônibus estará saindo às 6 horas da manhã, da guarita leste da Ufersa Mossoró, com destino a região agreste. Na sexta-feira, 17, às 10 horas da manhã, o comando de greve dos servidores técnico-administrativos, se reunirá com o comando dos docentes, na ADUERN, para tratar de mobilização na Praça do Pax, na terça-feira, 21 e, antes, na segunda-feira, 20, vai acontecer às 9 horas da manhã, reunião do comando de greve, na sede do SINTESTE/Mossoró.

Os servidores também aprovaram realização de assembleia motivacional no próximo dia 22, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, às 8 horas da manhã; assembleia greve com feijoada, no dia 29 de julho, na sede da ASSUFERSA e, no dia 05 de agosto, comemoração festiva pelos 10 anos da transformação da ESAM em UFERSA, que tem data em 1º de agosto. A ideia é realizar um grande ato público com café da manhã e bolo de aniversário em frente a UFERSA Mossoró.

Galeria de Imagens