Uma grande conquista histórica para os servidores da UFERSA

Durante os dias 15 e 16 de setembro, coordenação geral, servidores ativos, aposentados e pensionistas estiveram participando o XV CONSINTEST que aconteceu na UFRN, em Natal. Na ocasião, foram aprovadas as propostas da criação da Seção Sindical da UFERSA com atribuições. A UFERSA teve uma representação massiva no congresso.

Uma conquista histórica da atual gestão do SINTEST/UFERSA que conseguiu aprovar mudanças no estatuto do sindicato, conseguindo total autonomia financeira, administrativa e política. Agora, qualquer Delegacia que tiver mais de 300 associados, poderá se tornar seção sindical, garantindo todo os interesses de seus associados, além de ter conseguido aprovar que o repasse mensal do SINTEST-RN para a Seção Sindical seja de 90% (noventa por cento) do arrecadado com o repasse da federação a ser realizado pelo SINTEST-RN, bem como o fundo de greve de 100%. Até então o repasse mensal era de apenas 50% como estava no Estatuto.

Para o coordenador geral da Seção Sindical, Allyson Bezerra, essa conquista se trata de anos de luta das gestões passadas e que agora, através de muita articulação política e diálogo da gestão com a FASUBRA, Direção Estadual e grupos políticos, conseguiram esse grande feito para a história do SINTEST/UFERSA.

“Os dois dias que passamos no congresso em Natal, foram de muito diálogo. Apresentamos nossa proposta e ficamos confiante de que elas iriam ser aprovadas. Agora nós temos autonomia para decidir como iremos tratar a política institucional e como queremos encaminhar a luta por nossos direitos dentro da universidade”, destaca o coordenador.

Durante o congresso, o servidor Francimar Honorato também expressou a sua satisfação em estar participando daquele momento histórico, pois sempre esteve lutando pela autonomia do sindicato da UFERSA ainda nos tempos da ESAM. Lembrou que como sócio fundador do SINTEST e ex-coordenador da Delegacia Sindical, essa conquista tem um peso ainda mais importante.

Foi aprovado também, por ampla maioria, a criação da 3ª coordenação geral. Isso, na prática significará uma coordenação para a UFERSA. Foi ainda aprovada resolução que garante uma vaga nas plenárias da FASUBRA para os técnicos da UFERSA.