Desde 2007, o governo federal vinha tentando, por meio de medidas provisórias e projetos de lei, modificar o modelo de gestão dos Hospitais Universitários (HUs) de todo o país. Tentou, sem sucesso, aprovar no o PL 92/07 que pretendia transformar os HUs em fundações estatais. Depois criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que surgiu com a função de gerir os HUs, a partir de contratos firmados com as universidades federais. Segundo o governo federal, a criação da EBSERH veio para ser a “panacéia” dos hospitais, ou seja, o remédio para todos os problemas que aconteciam.

No entanto, após três anos da adesão da UFRN à EBSERH, não houve mudanças e pior, surgiram novos problemas originados pela presença da Ebserh. Todas as previsões positivas que eram levantadas pela administração central não se confirmaram. Ao contrário, todos os problemas apontados pelo SINTEST/RN de fato aconteceram e um dos mais graves veio à tona com força agora: a possibilidade de cessão dos servidores do Regime Jurídico Único (RJU) da UFRN para a Ebserh.

A cessão vem para acabar com os concursos públicos nos hospitais e põe em risco os direitos que os servidores possuem.

Por isso, o Diálogo Plural de 21/02/16 trouxe uma avaliação da realidade após três anos da presença da EBSERH nos hospitais universitários. Servidores da saúde foram entrevistados e refutaram as previsões positivas feitas pela administração central em 2012.  Para isso, o programa traz partes da entrevista a reitora da UFRN, Ângela Paiva, exibida naquele ano.

Lembramos que o programa vai ao ar todos os domingos às 8h30 na BAND Natal.

Na TV Aberta:

Pelo canal 03: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Extremoz, São José de Mipibú, Serra de São Bento, Tibau do Sul, Bom Jesus e Tangará.

Mossoró: canal 06 | Assu e Macau: Canal 04 | Pau dos Ferros e Cerro Corá: canal 11 | Alto do Rodrigues: canal 10 | São José do Campestre: canal 13.

Via cabo:

Natal – canal 16 na Cabo e canal 03 pela Jet | Mossoró – canal 04 | Assu – canal 09 | Currais Novos – canal 12.