Aula Inaugural _04_resizeCom uma aula inaugural no auditório do Centro de Educação da UFRN, o SINTEST/RN abriu na tarde desta segunda-feira (5), a nova modalidade de formação voltada para seus filiados, o curso Elaboração de Projetos Acadêmicos para Pós Graduação.

A Coordenadora Geral do sindicato, Aparecida Dantas recebeu e deu boas vindas aos servidores inscritos para a primeira turma do curso, ela explicou que a iniciativa visa favorecer a qualificação dos servidores sindicalizados, que podem se beneficiar pelo adicional de qualificação, além claro, de dar prosseguimento a sua vida acadêmica.

Ela explicou que a princípio seriam abertas 60 vagas, mas a grande procura levou o sindicato a ampliar a oferta para 65. “A capacitação de nossos associados sempre foi um ponto primordial para nossa gestão, estamos atendendo apenas uma parte da demanda e pretendemos lançar outras turmas a partir dessa experiência.”

Na sequência Tiago Lincka, um dos coordenadores do projeto apresentou o sistema utilizado para as dinâmicas do curso, que contará com aulas expositivas, realização de atividades individuais e em grupo, leituras dirigidas, interpretação textual, culminando com a elaboração dos projetos propostos pelos alunos. Ricardo Lago, que coordena a pasta de Educação e Formação Sindical do sindicato, falou sobre a importância do curso para os servidores com idade avançada que não estão atualizados quanto as regras e normas na produção científica.

Dando sequência as atividades, Tiago apresentou a professora Edneide Marques, que irá acompanhar a turma. Ela falou sobre a dinâmica das aulas que embora se dê por uma plataforma de ensino a distância, requer a interação dos alunos por meio dos fóruns e realização de todas as atividades propostas nos prazos estipulados no sistema. Ela destacou o valor de possibilitar as pessoas que atuam no setor de educação seu desenvolvimento profissional e acadêmico.

O curso se dá na modalidade à distância, com 30 horas aula e para receber o certificado de conclusão do curso, os sindicalizados devem acessar a plataforma periodicamente e realizar todas as atividades propostas.