Ato em Brasília - 17 de maio

A UFRN e a Ufersa estão representadas na Caravana por 49 servidores que saíram de Natal para somar na atividade conjunta que é promovida pela Fasubra Sindical. Os caravaneiros saíram de ônibus no sistema “bate-e-volta”, partindo no último dia 15 para chegar no dia exato ao ato (dia 17) e retornando imediatamente após o evento, com chegada em Natal prevista para o dia 19 (dois dias depois).

O ato público faz parte do calendário de lutas aprovado pela categoria em seu XXI Congresso que tem atividades previstas até a primeira quinzena de junho. A depender dos acontecimentos, pode inclusive culminar com uma greve geral dos servidores públicos. Veja:

Dia 30/05: Prazo final para que o governo apresente ao conjunto dos servidores proposta concreta de valorização salarial;

Dia 05/06: Nova Caravana à Brasília, desta vez de todo o conjunto dos trabalhadores do Serviço Público Federal, com Plenária do Fórum das Entidades dos SPFs;

Dia 11/06: Indicativo de Greve Nacional do funcionalismo.

Ato na UFRN

Vale destacar a iniciativa da base da UFRN que promoveu ato público hoje (17), paralelamente ao de Brasília, em sinal de apoio ao movimento nacional. A atividade aconteceu no pátio da reitoria, no período da manhã. Veja as fotos do ato em nossa Galeria de Imagens.

Histórico de luta

A categoria dos técnico-adminstrativos das universidades vem lutando há vários anos, mais precisamente desde 2005 com a implantação do PCCTAE, pelo aprimoramento dessa Carreira. Após uma grande greve em 2007, conseguiu acordar com o governo vários pontos, como por exemplo o reajuste do piso em 2008, 2009 e 2010. No entanto, nem todos os pontos acordados foram cumpridos e, após essa data (2010), cerca de 60 reuniões já aconteceram porém sem sucesso, ou seja, sem propostas concretas por parte do Governo.

Greve unificada

A intenção com essas mobilizações em nível local e nacional é pressionar o governo para ações resolutivas. Caso contrário, a greve será novamente o caminho. Vale destacar que essa intenção não é apenas dos servidores técnicos das universidades. Uma série de outras categorias estão insatisfeitas e já sinalizam a adesão da greve unificada. Isso tornou-se mais forte principalmente após a publicação da Medida Provisória 568. Na imprensa levou a fama de um “grande reajuste salarial dos servidores públicos”, quando na verdade não significou isso de fato.

Nem tudo é o que parece. Para entender essa visão leia nosso esclarecimento na matéria MP que concede reajustes não atinge os técnicos e mascara medidas prejudiciais.