FOTO 8

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ratificaram  na manhã da última  quarta-feira, 03 de junho, a greve da categoria iniciada na quinta-feira, dia 28 de maio. Com 167 participantes, a assembleia lotou o auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, no Câmpus Central em Mossoró. Além da Ufersa, outras 55 universidades federais estão com as atividades paralisadas, de um total de 64, informou o diretor do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior – SINTEST/RN, Francimar Honorato. A greve na Ufersa também se estende aos professores.

Durante a assembleia, o sindicalista informou que o Ministério da Educação ainda não respondeu a FASUBRA sobre a solicitação de audiência para negociação com os representantes dos servidores. “Temos o conhecimento que hoje mais três instituições vão aderir a paralisação”, informou Francismar. O SINTEST/RN irá encaminhar ainda nessa semana Ofício a reitoria da Ufersa solicitando ao Conselho Universitário nota de apoio à greve dos servidores técnico-administrativos.

A assembleia dos técnicos contou com a presença do presidente da Associação do Docentes da Ufersa, professor Joaquim Pinheiro. “Vivenciamos uma greve aprovada por mais de 80% dos professores e, dessa vez, com o diferencial, que é o protagonismo dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes”, pontuou o presidente da ADUFERSA. “A greve não é apenas pela questão salarial, mas principalmente pela defesa da universidade pública que é um patrimônio histórico e cultural do país”, lembrou o professor Joaquim. O professor também ressaltou a importância de direcionar um conteúdo político a greve, bem como manter o processo de mobilização dos servidores nas assembleias.

CENÁRIO – Na Ufersa a mobilização é cada vez mais intensa, tanto na sede central, em Mossoró, quanto nos Câmpus de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Apenas alguns servidores com funções gratificadas ou recém-nomeados estão cumprindo horário. “A hora do diálogo já passou ou o governo negocia ou a greve se estenderá para outros setores, tamanha é a precariedade vivenciada atualmente pelo serviço público”, citou o presidente da ADUFERSA. O diretor do SINTEST/RN, Francismar Honorato, também lembrou a situação vivenciada pela Ufersa que estão as obras quase que paralisadas em virtude das demissões que vem ocorrendo junto as empresas terceirizadas, além da possibilidade concreta de cortes de energia, água e telefone.

A suspensão do calendário acadêmico da Ufersa, ocorrido na última segunda-feira, 01, foi considerada pelo comando de greve como mais uma vitória do movimento grevista. “O CONSUNI aprovou por quase unanimidade pela suspensão com apenas um voto contra”, comunicou o diretor do SINTEST/RN aos demais companheiros de luta. A suspensão do calendário implica no bloqueio do SIGAA, impossibilitando que haja furo da greve por parte de algum professor.

ENCAMINHAMENTOS – Na assembleia ficou aprovada a realização de reuniões semanais, sempre na quarta-feira, a partir das 8h da manhã, no Auditório da PROEC. Essa assembleia poderá sofrer alteração do dia, a depender da agenda do comando nacional (FASUBRA), previamente comunicada. Também foi aprovada a solicitação de uma Nota Oficial de apoio a greve a ser emitida pelo CONSUNI e a elaboração de uma pauta interna de reivindicações a partir das particularidades dos Câmpus.

A assembleia aprovou ainda a indicação de uma equipe de comando de greve e a participação dos servidores na abertura dos festejos juninos de Mossoró. Será com uma tenda a ser montada na Avenida Rio Branco, no próximo sábado, dia 06 de junho, a partir das 12h, no “Pingo da Mei dia”. Na ocasião, os servidores trajando preto vão panfletar para explicar a sociedade os motivos que levam a paralisação dos servidores da educação superior federal.

AGENDA DE GREVE

06.06 – Sábado: Pingo do Mei Dia – Panfletagem a partir das 12hs, na Avenida Rio Branco;
08.06 – Segunda-feira: Reunião do Comando de Greve – SINTEST/RN (Mossoró), às 9hs;
10.06 – Quarta-Feira: Assembleia Geral – Auditório da PROEC – Ufersa Mossoró, às 8hs.